terça-feira, 23 de setembro de 2014

USP em São Carlos sedia principal evento da área de processamento computacional da língua portuguesa

Pela primeira vez, PROPOR 2014 acontecerá no ICMC de 6 a 9 de outubro


Você sabia que o revisor gramatical do português brasileiro, distribuído no pacote Office, da Microsoft, foi desenvolvido no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos? Para criar uma ferramenta como essa, é preciso pesquisar a área de processamento computacional da língua portuguesa. Este ano, São Carlos sediará o principal evento científico desse campo do conhecimento: a Conferência Internacional de Processamento Computacional da Língua Portuguesa, PROPOR 2014.

Com o objetivo de se tornar um fórum para a troca de ideias e a realização de parceiras entre pesquisadores dedicados a estudar o processamento automático da língua portuguesa, o evento deverá reunir cerca de 100 participantes de 6 a 9 de outubro no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no ICMC. “Ao reunir especialistas em um fórum como esse, promovemos a divulgação do que há de ponta na área, o contato entre pesquisadores e o estabelecimento de trabalhos colaborativos”, ressalta o coordenador da Conferência, Thiago Pardo, professor do ICMC.

Entre os principais convidados internacionais que participarão do PROPOR 2014 estão: Michael Riley, pesquisador sênior do Google e doutor pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT); Andreas Stolcke, pesquisador do Microsoft Research e doutor pela Universidade da Califórnia; e Advaith Siddharthan, da Universidade de Aberdeen (Reino Unido). 

As inscrições para a Conferência podem ser realizadas pelo site https://centraldesistemas.sbc.org.br/ecos/propor2014 ou no local do evento. As taxas de inscrição variam de R$ 290,00 (estudantes membros da Sociedade Brasileira de Computação - SBC) a R$ 600,00 (pesquisadores não associados à SBC).

De volta ao revisor gramatical – A história da criação do revisor gramatical do português brasileiro, que hoje é distribuído no pacote Office, da Microsoft, começa em 1993, juntamente com a criação do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC), sediado no ICMC. Foi quando a empresa Itautec procurou o ICMC para resolver um desafio: desenvolver um sistema de revisão gramatical do português para ser executado com o editor de textos Word da Microsoft.

A primeira versão do revisor gramatical, anterior à licença cedida pela Itautec à Microsoft, foi lançada no mercado em 1994. Várias outras a sucederam, sempre sofisticando e aperfeiçoando o produto. Até 2008, o NILC forneceu assistência à Microsoft por meio de um convênio entre a USP e a Itautec que vigorou por 15 anos.

Hoje, uma grande equipe multidisciplinar, formada por linguistas e cientistas da computação, atua no NILC, um dos principais polos de pesquisa voltados ao processamento computacional da língua portuguesa, que agrega pesquisadores de diversas unidades da USP, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Estadual de Maringá, do Instituto Federal de São Paulo, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e da Universidade de Sheffield, na Inglaterra. 

Mais informações
Seção de eventos do ICMC: (16) 3373.9622 ou eventos@icmc.usp.br