terça-feira, 29 de julho de 2014

Singularidades: evento no ICMC oferece palestras abertas ao público

Teoria de Singularidades é o tema a ser abordado em duas palestras promovidas pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Os eventos compõem a programação da School on Singularity Theory e serão realizados nos dias 4 e 6 de agosto no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano. 

As palestras são gratuitas e abertas a todos os interessados, sem a necessidade de inscrição prévia. Confira, abaixo, mais detalhes:

Marcio Soares
Sobre uma função de Riemann
Palestrante: Márcio Soares (Universidade Federal de Minas Gerais)
Quando: segunda-feira, 4 de agosto, às 17h

Resumo: a palestra discorrerá sobre uma função que foi criada por Riemann e apresentada por Weierstrass em 1872, seis anos após a morte de Riemann. Essa função só foi inteiramente compreendida em torno de 1990 graças a J. J. Duistermaat e vários outros que o antecederam. Seu gráfico é um belíssimo fractal e serão exploradas as questões de diferenciabilidade dessa função e de auto-similaridade de seu gráfico. O requisito básico dessa palestra é a noção de diferenciabilidade de uma função de uma variável.


Stanislaw Janeczko
Exotic shapes of nano-spherical structures
Palestrante: Stanislaw Janeczko (Polish Academy of Sciences, Polônia)
Quando: quarta-feira, 6 de agosto, às 17h30

Resumo (em inglês): imaginary approach to rational explanation since Pitagoras, Plato and Archimedes is discusses. The simplest naturally ordered sphere packings are described and their special chain and cluster forms are classified. This is applied to form nanoparticles with well-defined chemical compositions.




A programação completa da School on Singularity Theory pode ser conferida no site www.worksing.icmc.usp.br.

Mais informações
Seção de Eventos do ICMC
Telefone: (16) 3373.9622