quarta-feira, 23 de julho de 2014

ICMC recebe inscrições para a 17ª Semana da Computação

Evento de 18 a 22 de agosto reunirá diversas atividades ligadas à tecnologia na USP em São Carlos


O campus USP de São Carlos sediará entre os dias 18 e 22 de agosto a 17ª edição da Semana da Computação (SemComp 17), promovida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). O evento tem como objetivo complementar a formação profissional e acadêmica dos participantes, oferecendo uma intensa programação ligada à tecnologia. 

A SemComp é aberta para qualquer pessoa que tenha interesse na área. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 15 de agosto pelo do  site do evento. Para participação nos minicursos, há uma taxa no valor de R$ 20,00. Caso o participante queira fazer adesão aos coffee breaks, a taxa é de R$ 40,00. Participantes de outras cidades podem solicitar vagas em alojamento pelo e-mail semcomp@icmc.usp.br.

programação é composta por palestras e mesas redondas com temas sobre tecnologia e empreendedorismo, além de minicursos, atividades culturais, competições e feira de recrutamento. "A cada ano procuramos oferecer conteúdo diversificado dentro das mais variadas áreas da computação, promovendo um evento único e aliado a oportunidades de crescimento pessoal e profissional", afirmou o egresso Leonardo Moura, da comissão organizadora. A programação completa está disponível no site do evento: semcomp.icmc.usp.br.

Minicurso promovido na SemComp de 2013

Promovida anualmente, a SemComp faz parte do calendário letivo dos cursos de Ciências de Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação, contando como presença nas disciplinas desses cursos. No entanto, para incentivar a participação de graduandos e pós-graduandos de outros cursos, o evento ocorre durante uma semana em que não há aulas na Universidade. "A SemComp faz parte da cultura dos alunos e é um evento muito aguardado desde o início do ano por calouros e veteranos", concluiu Moura.

Programação - Dentre os principais destaques da SemComp estão os minicursos. Eles ocorrerão na terça e na quinta-feira, a abordarão aplicações como Linux, Android, Swift, Django, PHP, Ruby on Rails, Code Retreat, Blender/UDK, Test-Driven Development e Arduino. Um dos cursos será voltado para quem deseja participar da Maratona de Programação, e outros dois, de Unity 3D e de PyGame abordarão técnicas para desenvolvimento de jogos eletrônicos. Haverá também uma oficina de Raspberry Pi e até um curso de culinária voltado para universitários. As inscrições para os minicursos serão abertas a partir de 11 de agosto.

Feira de recrutamento da SemComp 2012 aproximou
estudantes do mercado de trabalho
Além disso, a SemComp promove a tradicional feira de recrutamento, que permite aos participantes um contato direto com empresas, aproximando-os do mercado de trabalho. Neste ano, ela acontecerá na quarta-feira, das 9h às 18h no térreo da Biblioteca do ICMC.

O evento inclui ainda em sua programação atividades de caráter cultural como exibições de filmes e o sarau, que incentiva a interação de alunos, professores e convidados através da música. No concurso Clickstream, os participantes precisam, com apenas o botão direito do mouse, alcançar a maior quantidade de sites indicados em um tempo predeterminado. Há ainda o Gamenight, que reúne os participantes em amistosos e competições de jogos com direito a prêmio, e o Riddle, um jogo que consiste em desvendar enigmas.

Pesquisas e a academia - No âmbito acadêmico, compõe a agenda da SemComp o Workshop de Iniciação Científica, Tecnológica e Projetos Independentes (WICTπ). Trata-se de uma oportunidade para os alunos de graduação mostrarem suas pesquisas no formato científico, com apresentação oral. Para os espectadores, é uma oportunidade de conhecer algumas pesquisas feitas no Instituto. As apresentações de pôsteres serão realizadas na sexta-feira, trazendo temas como aplicativos, jogos e robótica. 

A SemComp é promovida conjuntamente por alunos do ICMC e pelos grupos Programa de Educação Tutorial (PET)ICMC Júnior e Fellowship of the Game. "O evento é organizado por alunos do ICMC, os quais contam com o reconhecimento e total apoio do Instituto em sua realização. Constante crescimento, qualidade de conteúdo e satisfação de todos os envolvidos têm sido nossas principais metas", declarou o professor Moacir Ponti Júnior, tutor do PET.

Assista ao vídeo de divulgação do evento, no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=zIL_cESYYBI


Mais informações:
Contato: