quarta-feira, 30 de julho de 2014

ICMC de portas abertas: Instituto receberá estudantes para visita monitorada dia 13 de agosto

Evento busca facilitar a escolha por uma carreira profissional, as inscrições já estão abertas e devem ser feitas por telefone

Jovens acompanham partida de futebol de robôs na visita monitorada de 2013
Fornecer informações qualificadas para que os estudantes do ensino médio possam escolher uma carreira profissional com mais segurança e facilidade. Esse é o principal objetivo da visita monitorada que acontecerá no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, no próximo dia 13 de agosto, das 14 às 17 horas.

Há 250 vagas disponíveis para o evento, as inscrições são gratuitas, já estão abertas e podem ser feitas até que as vagas estejam esgotadas. Para se inscrever, basta ligar para o telefone (16) 3373.9146. Mais informações sobre o evento também podem ser obtidas pelo e-mail ccex@icmc.usp.br

A visita monitorada é uma oportunidade para que os estudantes conheçam professores e alunos do Instituto e obtenham informações sobre as perspectivas para a carreira de quem escolhe um dos oito cursos de graduação oferecidos pelo ICMC. Serão apresentadas as principais atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas e alguns dos mais de 30 laboratórios do Instituto. A iniciativa faz parte do Programa USP e as Profissões, coordenado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Confira, a seguir, a programação completa do evento.

Programação da visita monitorada ao ICMC
14h - Recepção e palestra sobre os cursos oferecidos pelo ICMC
Local: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano

14h45 - Seminário de Coisas Legais: um grupo de truques
Local: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano


15h30 - Mostra tecnológica

Local: saguão da Biblioteca Achille Bassi
- Apresentação do grupo de robótica e do futebol de robôs
- Jogos e objetos para educação matemática
- Jogos eletrônicos desenvolvidos no ICMC
- Sessão tira-dúvidas


16h - Tour pelo ICMC

- Museu de Computação - Exposição Computação e Copa num só ritmo
- Biblioteca
- Laboratórios de ensino e pesquisa
Robô humanoide Nao será uma das atrações da mostra tecnológica

Sobre o ICMC

O ICMC é uma das principais instituições brasileiras nos campos da matemática, matemática aplicada, computação, estatística e suas áreas relacionadas, sendo reconhecido mundialmente como um centro de excelência na produção e disseminação de conhecimento nessas áreas. Criado em 1971, o impacto do ICMC na sociedade se dá por meio da formação recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação, do desenvolvimento de pesquisas de ponta e da extensão de serviços à comunidade, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento científico e tecnológico em âmbito nacional e internacional.

Localizado no campus da USP na cidade de São Carlos, o Instituto conta com uma área de aproximadamente 21 mil metros quadrados, composta por instalações modernas e bem equipadas, além de contar, hoje, com cerca de 150 professores, todos com o título de doutor.

Atualmente, o ICMC é responsável por oito cursos de graduação, contemplando aproximadamente 1,3 mil estudantes. São oferecidos os seguintes cursos: Matemática (bacharelado e licenciatura); Ciências de Computação (bacharelado); Estatística (bacharelado); Matemática Aplicada e Computação Científica (bacharelado); Sistemas de Informação (bacharelado); Ciências Exatas (licenciatura, em parceria com o Instituto de Física de São Carlos e o Instituto de Química de São Carlos); e Engenharia de Computação (bacharelado, em parceria com a Escola de Engenharia de São Carlos).

Mais informações
Secretaria da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC
E-mail: ccex@icmc.usp.br
Telefone: (16) 3373.9146