terça-feira, 8 de julho de 2014

Evento internacional discute Teoria de Singularidades no ICMC

ICMC promove o tradicional workshop entre os dias 27 de julho a 8 de agosto, reunindo pesquisadores brasileiros e estrangeiros


Reunir os principais pesquisadores do mundo na área de Teoria de Singularidades, Geometria e Aplicações é o objetivo do International Workshop on Real and Complex Singularities, congresso científico promovido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A décima terceira edição do evento acontecerá no ICMC de 27 de julho a 8 de agosto de 2014, e será dividida em duas etapas. 

Na primeira semana, de 27 de julho a 1º de agosto, será realizado o workshop internacional, onde serão celebrados os 60 anos da professora Maria del Carmen Romero Fuster, da Universidade de Valência, Espanha. Na segunda semana, de 4 a 8 de agosto, será realizada a School on Singularity Theory, quando serão oferecidos quatro mini-cursos e duas palestras de divulgação, proferidos por pesquisadores expoentes em cada área sobre tópicos da atualidade, destinados principalmente aos jovens pesquisadores e alunos de pós-graduação. No mesmo período, será realizado o Real and Complex Singularity Days of Young Researchers, com aproximadamente trinta palestras ministradas por estudantes e jovens, além de uma sessão de pôsteres.

A taxa para inscrição no evento é de R$ 270,00 para pesquisadores e pós-doutorandos e R$ 170,00 para alunos de graduação, mestrado ou doutorado. A programação completa e demais informações podem ser obtidas no site www.worksing.icmc.usp.br.

Sobre o evento - International Workshop on Real and Complex Singularities acontece a cada dois anos no ICMC, e teve sua primeira edição em 1990. O workshop consolidou-se internacionalmente, reunindo os principais pesquisadores de praticamente todos os grupos de pesquisa da área, tanto do Brasil quanto do exterior. A décima segunda edição, realizada em 2012, contou com 165 participantes, sendo 73 estrangeiros e 92 brasileiros.

Sobre a homenageada - A professora Maria del Carmen Romero Fuster é um dos principais nomes na área de Geometria Genérica, área de interface da Geometria Diferencial e da Teoria de Singularidades. Sua interação com o grupo de Singularidades do ICMC começou em 1985, poucos anos depois do seu doutorado, quando ela visitou o Instituto pela primeira vez. De 1987 a 1989, foi professora do Departamento de Matemática do ICMC. Professora Titular da Universidade de Valencia, ela é a líder do grupo de Singularidades daquela universidade. Nesses quase 30 anos de colaboração científica com pesquisadores brasileiros, orientou ou co-orientou 6 alunos de doutorado que são atualmente professores em diversas instituições brasileiras, e publicou cerca de 25 artigos em colaboração com pesquisadores brasileiros.


Mais informações

Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9622