segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Uma semana dedicada à matemática: evento acontece de 22 a 26 de agosto na USP em São Carlos

Minicursos, oficinas, mesas redondas, palestras, apresentações de projetos, sessões de pôsteres e diversas atrações culturais tomarão conta do ICMC durante o Simpósio de Matemática para a Graduação



Será uma verdadeira maratona de atividades pós-Olimpíadas: cinco dias de atrações para você mergulhar no universo da matemática de 22 a 26 de agosto. É quando acontecerá o Simpósio de Matemática para a Graduação (SiM) no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. 

A iniciativa é destinada a todos que desejam conhecer um pouco mais sobre as diversas áreas de atuação dos matemáticos por meio de minicursos, oficinas, palestras, mesas redondas, apresentações de projetos e sessões de pôsteres (confira a programação completa). Haverá, ainda, atrações como a apresentação do grupo Acaso de teatro. Para participar, basta acessar a página do evento, preencher a ficha de inscrição até 12 de agosto e pagar a taxa, que custa R$ 15,00.

Os estudantes que estão desenvolvendo trabalhos científicos nas áreas de matemática, matemática aplicada, educação matemática e estatística também podem optar por apresentar seus projetos oralmente ou em formato de pôster durante o evento. Para isso, é preciso enviar um resumo do projeto até a próxima sexta-feira, 5 de agosto, seguindo as especificações que constam no site do SiM. Os estudantes que optarem pela apresentação oral concorrerão à medalha Garfields, já quem apresentar pôster poderá receber uma menção honrosa.

O evento está em sua 19ª edição, mas é a primeira vez que as atividades se estenderão por cinco dias. “Uma das novidades é que este ano vamos oferecer sete minicursos: três deles acontecerão durante o dia e quatro à noite”, destaca a coordenadora do SiM, professora Thaís Jordão, do ICMC. Entre as opções diurnas estão minicursos que abordarão o uso de celular inteligente nas aulas de matemática, a Álgebra Linear e os Elementos Finitos. À noite, acontecerão minicursos sobre problemas em Teoria dos Números, linguagem Python, programa LaTeX e software SAS. Além disso, serão oferecidas três oficinas, todas no período noturno, abordando temas como tecnologias educacionais, construções geométricas e dança de rua.

Três oficinas acontecerão durante o evento

Realização – O SiM é realizado em conjunto pelos departamentos de Matemática (SMA) e Matemática Aplicada e Estatística (SME) do ICMC. O simpósio faz parte de um programa de valorização do ensino na graduação e das suas relações com atividades de extensão. Além disso, o evento busca divulgar a matemática no Brasil, especificamente na região central do Estado de São Paulo. A iniciativa conta com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), da VP Eventos, da ICMC Júnior e da Empresa Júnior de Estatística.


Mercado de trabalho, estágios e pós-graduação são os temas das três mesas redondas que acontecerão no SiM
Mais informações
Seção de eventos do ICMC: (16) 3373.9622
Email: sim@icmc.usp.br