segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Inscrições abertas, em fluxo contínuo, para doutorado e doutorado direto em computação e matemática computacional no ICMC



O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para doutorado e doutorado direto no Programa de Pós-Graduação em Computação e Matemática Computacional. São oferecidas até 75 vagas no doutorado, distribuídas entre as 15 linhas de pesquisa disponíveis. Já no doutorado direto há 15 vagas. As inscrições são em fluxo contínuo, podendo ser realizadas em qualquer época do ano até julho de 2017, quando um novo edital será lançado. 

O processo de seleção é composto por duas fases, que estão detalhadas nos editais dos processos seletivos. De acordo com a época em que o candidato se inscrever, ele deve seguir o cronograma disponível na última página dos editais, acompanhando as datas-limite para cada etapa do processo, que consiste desde o envio de cartas de recomendação até a matrícula. 

Para se inscrever no doutorado, o candidato deve ter seu título de mestre homologado até a data da matrícula. No caso do doutorado direto, o candidato deve completar o curso de graduação e realizar a colação de grau até a data da matrícula. 

"Estudar na USP, em São Carlos, é uma oportunidade de conciliar a escolha por uma universidade de alto padrão, classificada como a melhor da América Latina em vários rankings, com uma ótima qualidade de vida. Os estudantes conseguem morar perto da Universidade e gastam menos de 15 minutos caminhando ou cinco minutos de carro para chegar aqui", destaca o coordenador do Programa, professor Adeniso Simão. 

Linhas de pesquisa - As 15 linhas de pesquisa oferecidas pelo Programa são divididas em dois grupos: ciências de computação e matemática computacional. Na área de ciências de computação existem 11 opções: 
  • Análise de padrões em dados; 
  • Banco de dados; 
  • Computação gráfica, imagens e visualização; 
  • Engenharia de software e sistemas de informação; 
  • Inteligência artificial - aprendizado de máquina e mineração de dados; 
  • Inteligência artificial - computação bioinspirada; 
  • Inteligência artificial - processamento de linguagem natural; 
  • Inteligência artificial - robótica; 
  • Sistemas distribuídos e programação concorrente; 
  • Sistemas embarcados e evolutivos; 
  • Sistemas web e multimídia interativos. 
Já em matemática computacional são quatro opções: 
  • Mecânica dos fluidos computacional; 
  • Otimização; 
  • Processamento visual e geométrico;
  • Sistemas complexos, de partículas e teoria de controle. 
Qualidade reconhecida - A qualidade do Programa de Pós-Graduação Graduação em Ciência de Computação e Matemática Computacional foi reconhecida com nota 6 na última avaliação trienal realizada pela CAPES (2013), expressando sua excelência. A nota máxima dada pela Instituição é 7. O corpo de orientadores possui pesquisadores renomados, tanto nacional quanto internacionalmente nas diversas áreas de atuação. Além disso, os grupos de pesquisa contam com toda infraestrutura para o desenvolvimento de projetos de ponta e o Programa dispõe de várias bolsas de estudo, que são atribuídas aos melhores alunos selecionados.

O ICMC também possui o Programa de Pós-Graduação em Matemática e criou recentemente o Programa de Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI). Há, ainda, o Programa de Pós-Graduação em Estatística, em parceria com a UFSCar, e o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Mais informações
Página do Programa: www.icmc.usp.br/ccmc
Edital do doutorado: icmc.usp.br/e/d2edf
Edital do doutorado direto: icmc.usp.br/e/6038a

Serviço de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373.9638
E-mail: posgrad@icmc.usp.br