segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Workshop sobre computação distribuída amplia perspectivas de colaboração internacional para o ICMC

Durante o evento foram identificadas novas possibilidades de cooperação científica com as Universidades de Southampton e Leicester, no Reino Unido, e a Universidade Nova de Lisboa


Uma pequena história exemplifica como as parcerias científicas internacionais estabelecem-se atualmente. Três pesquisadores estrangeiros que desenvolvem dois projetos de pesquisa em conjunto com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, vieram ao Brasil neste mês de fevereiro para estreitar o relacionamento com os brasileiros. Então, os professores do Laboratório de Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente (LaSDPC) do ICMC identificaram uma oportunidade excelente para estreitar a colaboração científica e promoveram um fórum de discussões sobre pesquisas em computação distribuída, o Workshop on Distributed Computing.

Durante o evento, houve 21 apresentações de alunos de pós-graduação e professores do ICMC em cinco seções temáticas diferentes que abordaram temas como computação em nuvem, serviços na web, arquitetura computacional, programas concorrentes e ferramentas educacionais. Durante as apresentações, os pesquisadores tiveram a oportunidade de ouvir a opinião dos visitantes estrangeiros: os professores Ed Zaluska, da Universidade de Southampton; Stephan Reiff-Marganiec, da Universidade de Leicester; e João Lourenço, da Universidade Nova de Lisboa. 

“Já existem dois projetos de pesquisa em andamento com essas instituições, financiados pela Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), mas o Workshop nos permitiu identificar novas perspectivas de colaboração”, ressaltou a professora do ICMC Sarita Bruschi.

Realizado totalmente no idioma inglês para possibilitar que os alunos treinassem a fluência nessa língua, o workshop também possibilitou aos professores visitantes apresentaram os projetos desenvolvidos em suas universidades. Eles permanecerão no ICMC até o final do mês, participando de diversos encontros técnicos com os pesquisadores brasileiros.


“Nossa meta é reforçar a integração dos nossos grupos de pesquisa”, afirmou o professor do ICMC Paulo Souza, que coordena o projeto Parallel Testing of Concurrent Programs, realizado em conjunto com a Universidade de Southampton e com a Universidade Nova de Lisboa. O outro projeto financiado pela Fapesp, que é desenvolvido em parceira entre o ICMC e a Universidade de Leicester chama-se Development and evaluation of new computer techniques to enable the provision of quality of service in SOA, coordenado pelo professor Júlio Cézar Estrella.

Texto e fotos: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
http://www.lasdpc.icmc.usp.br/
Assessoria de Comunicação do ICMC
Tel.: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br