segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Evento sobre equações diferenciais reúne mais de 300 participantes no ICMC

Realizado em São Carlos, ICMC Summer Meeting on Differential Equations homenageou professor da Unicamp, Djairo Guedes de Figueiredo
De Figueiredo foi homenageado por esta edição do evento

Mais de 300 pesquisadores, 80 deles estrangeiros, provenientes de 23 países diferentes, estiveram no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, para participar do ICMC Summer Meeting on Differential Equations. Evento tradicional, realizado anualmente, este ano ocorreu entre os dias 3 e 7 de fevereiro e celebrou os 80 anos de um dos pilares da matemática brasileira, o professor Djairo Guedes de Figueiredo, da Unicamp. 

Membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Ciências de Buenos Aires, De Figueiredo é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1956) e fez mestrado e doutorado em Matemática pela Universidade de Nova York (Courant Institute of Mathematical Sciences). Cearense de Limoeiro do Norte, o professor é, ainda, membro da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento e foi o primeiro matemático brasileiro a receber um prêmio da renomada academia Telesio-Galilei, da Inglaterra, pela sua contribuição para o desenvolvimento da matemática na especialidade de equações diferenciais.

“Agradeço meus pais pelo sacrifício para prover a mim a melhor educação possível”, ressaltou De Figueiredo na abertura do evento. Ele também nomeou alguns mentores que contribuíram para sua trajetória, tais como o professor de matemática Francisco Mena Barreto, que lecionava no Colégio Castelo Branco, em Fortaleza, e o professor Mauricio Peixoto, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Auditório lotado no segundo dia do evento
Também participaram da cerimônia que abriu o ICMC Summer Meeting on Differential Equations o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis Junior, o presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Marcelo Viana, e o vice-diretor do ICMC, Alexandre Nolasco de Carvalho. “O evento realizado pelo grupo de equações diferenciais do ICMC é uma atividade do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat) e contou com o apoio de todas as principais agências de fomento do país”, ressaltou Nolasco de Carvalho.

Já o presidente da SBM destacou a evolução das pesquisas em matemática no Brasil, enfatizando que o país sediará o Congresso Internacional de Matemática de 7 a 15 de agosto de 2018, no Rio de Janeiro, o qual ocorrerá pela primeira vez no Hemisfério Sul.

O ICMC Summer Meeting on Differential Equations é um evento internacional e tradicional na área que é realizado anualmente no ICMC desde 1996. Seus objetivos confundem-se com os objetivos gerais de internacionalização da USP e da ciência brasileira.

Presidente da SBM: Congresso Internacional de Matemática será no Brasil em 2018
Mais informações:Site do evento: http://summer.icmc.usp.br/summers/summer14
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666