segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Recepção aos calouros do ICMC é marcada pelo encontro das gerações X e Y

Aula inaugural e palestra voltada aos pais discutiram a superação do conflito entre as duas gerações

Para Cintra, compreensão é palavra-chave na superação do conflito

De um lado, uma geração Y conectada, multitarefa, buscando a ascensão rápida e instantânea e o prazer em tudo o que faz. Do outro, uma geração X que não gosta da mudança, resiste ao uso da tecnologia e valoriza o mérito e a hierarquia. Separando as duas, há algumas décadas. Mas o mesmo tempo que divide também pode aproximar. É o que pensa o professor José Carlos Cintra, da Escola de Engenharia de São Carlos, que ministrou a aula inaugural voltada aos calouros do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) na manhã da última terça-feira, 18 de fevereiro. 

Com o tema Superando o conflito das gerações X e Y, Cintra destacou que a compreensão dos diferentes modelos mentais empregados pelas gerações X e Y pode aprimorar o relacionamento estabelecido entre os calouros, seus pais e professores. “Nenhum geração está mais certa ou errada do que a outra. O importante é entender que o outro é diferente e não tentar consertá-lo”, afirmou Cintra. O assunto permeou ainda a palestra destinada aos pais, realizada na manhã da segunda, 17. Logo depois, os pais puderam esclarecer suas principais dúvidas conversando com os coordenadores de curso do Instituto.

Vice-diretor apresentou informações para contextualizar calouros no novo ambiente

A Semana de Recepção aos Calouros foi marcada também pela palestra do vice-diretor do ICMC, Alexandre Nolasco de Carvalho. “É com grande alegria que dou boas-vindas aos calouros”, disse o vice-diretor na abertura do evento, também na manhã do dia 17. Ele ressaltou que o Instituto é representado por um nó, formado por todos os professores, funcionários e alunos. Ao apresentar as informações mais relevantes sobre a USP e o ICMC, o vice-diretor destacou que a Universidade é responsável por 28% da produção científica nacional. 

No dia 18, a presidente da Comissão de Graduação do ICMC, Renata Fortes, falou sobre a vida acadêmica, apresentando os principais mecanismos que deverão ser utilizados pelos calouros em sua nova trajetória. Ela mostrou como funciona o sistema Júpiter e a necessidade da constante dedicação aos estudos para manter boas médias e poder concorrer às inúmeras oportunidades de obtenção de bolsas e realização de intercâmbios para o exterior. “Aqui vocês encontrarão também um conjunto enorme de possibilidades extracurriculares para aproveitar”, reforçou a professora. Ela lembrou aos calouros que é preciso confirmar a matrícula nas próximas quarta e quinta-feira, dias 26 e 27 de fevereiro. “Daqui em diante não vai ser fácil, não queremos iludi-los. Afinal, queremos obter o melhor de vocês e também queremos que vocês exijam o melhor de nós”, acrescentou.

Fortes: "De agora em diante, vocês terão de correr atrás das oportunidades"

O encerramento das atividades da Semana de Recepção aconteceu na quarta-feira, 19, com uma série de palestras específicas que levaram os calouros a conhecer melhor o Programa ICMC-USP de Gestão Socioambiental; os diferentes tipo de bolsas existentes; as oportunidades de intercâmbio internacional; os serviços oferecidos na Unidade Básica de Saúde (UBAS) do campus; a infraestrutura disponibilizada pelo Instituto em seus laboratórios, na biblioteca Achille Basi e na área de comunicação e eventos. No final, os calouros puderam conversar diretamente com os funcionários nos estantes temáticos montados no hall da biblioteca, assistindo a uma partida de futebol de robôs e ouvindo à boa música do funcionário Erick Previato.




Confira mais imagens da recepção aos calouros no Flickr: icmc.usp.br/e/6a0c5

Textos e fotos: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC
Tel.: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br