segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

É hora de todos nós juntos darmos boas-vindas aos calouros

Este ano, a Semana de Recepção aos Calouros do ICMC terá intensas atividades de integração que vão acontecer nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro


Palestras, visita ao campus, estandes temáticos para atendimento aos alunos, reunião com os pais, atividades culturais, apresentação das áreas que compõem o ICMC e da infraestrutura aqui disponibilizada, entre outras atrações agitarão o Instituto entre os dias 17, 18 e 19 de fevereiro, quando acontece a Semana de Recepção aos Calouros (veja a programação completa aqui: icmc.usp.br/e/0161c). 

“Preparamos a Semana com meses de antecedência e a expectativa é grande para começarmos a nos comunicar com os calouros. Queremos conquistá-los”, explica a presidente da Comissão de Graduação do ICMC, Renata Fortes. “A participação dos calouros nesse momento é uma experiência única, que possibilita as primeiras conversas, as primeiras impressões, esclarece as primeiras dúvidas e representa um aprendizado que vai ficar na memória de cada participante, marcando o início dessa etapa da vida universitária do novo membro do ICMC”, completa.

Segundo Fortes, a Semana de Recepção é um marco de grande impacto para todas as pessoas do Instituto e uma experiência única, especialmente emocionante, para os calouros. “A gente vivencia um momento semelhante à chegada de um novo membro da família”, conta a professora. 

Tornar-se calouro é, de fato, o fim de uma longa jornada e um começo de uma nova trajetória. Tal como nos tradicionais rituais de passagem que permeiam a história da humanidade, o início da vida universitária de cada um desses jovens e de seus familiares é um momento especial, que requer a participação de toda a comunidade do ICMC. 

Para reforçar a necessidade da colaboração de professores, funcionários e alunos veteranos nesse processo de recepção, o tema da Semana em 2014 é “Todos nós juntos”. Um título que se encaixa como uma luva ao ICMC, já que o símbolo do Instituto é, de fato, um nó. Nesse sentido, um simples gesto como conversar com um calouro ou com um pai, uma mãe, pode ajudar a esclarecer as dúvidas iniciais que os atormentam e ser um fator relevante para mostrar-lhes o centro de excelência que é o ICMC. 

Além das atividades da Semana de Recepção aos Calouros, haverá também, na próxima quarta e quinta-feira, dias 12 e 13 de fevereiro, a matrícula presencial dos estudantes convocados na primeira, segunda e terceira chamadas da Fuvest. Esse também será um momento de grande agito no Instituto, em que o apoio e a união de toda a comunidade ICMC será fundamental.

Acompanhe a Semana de Recepção aos Calouros pelo Facebook: icmc.usp.br/e/8499c

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informações
Serviço de Graduação do ICMC
Telefone: (16) 3373.9639
E-mail: grad@icmc.usp.br