segunda-feira, 26 de agosto de 2013

ICMC forma a primeira turma de estatísticos

Eles chegam ao mercado de trabalho com ótimas perspectivas profissionais, em um momento em que a demanda por estatísticos não para de crescer

Colação de grau ocorreu nesta sexta-feira, 23 de agosto
Eles são os primeiros bacharéis em Estatística do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos. "A estatística é aplicada nas mais diversas áreas. Setores como finanças, biologia, medicina, a indústria de forma geral e os setores governamentais precisam empregar metodologias estatísticas. Por isso, temos observado um crescimento permanente da demanda por esses profissionais", afirma o professor Francisco Louzada Neto, que foi patrono da turma. 

Eles participaram da cerimônia de colação de grau nesta sexta-feira, 23 de agosto, juntamente com formandos dos cursos de Bacharelado em Ciências de Computação, Bacharelado em Sistemas de Informação, Bacharelado e Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica. “Essas áreas do conhecimento são essenciais para o desenvolvimento científico e tecnológico de qualquer outra ciência”, ressaltou o diretor do ICMC, José Carlos Maldonado.

Ele agradeceu aos pais presentes no evento por confiarem seus filhos ao Instituto e completou: “Acredito que temos cumprido nossa missão de formar profissionais capazes de desempenhar seu papel em prol do desenvolvimento científico e tecnológico do nosso país”. Já o patrono da turma de Estatística fez três recomendações aos formandos: "Seja sempre um estudante" – segundo ele, a área da Estatística está em constante transformação e os formandos precisam viver em sintonia com essas mudanças; "Seja proativo" – é necessário buscar sempre o novo e os formandos não podem se esquecer da responsabilidade que se tem por ser um ex-aluno da USP; e "seja humilde" – reconhecer que não sabe tudo.

Maldonado: ICMC atua em áreas essenciais para o desenvolvimento
“Tendo passado por aqui, tenho certeza de que vocês serão dignos representantes do saber da nossa terra”, afirmou o Secretário Municipal de Educação, Carlos Alberto Andreucci, que representou, durante a cerimônia, o Prefeito Municipal, Paulo Altomani.

O paraninfo dos formandos em Estatística, Dorival Leão Pinto Junior, ressaltou a história da criação do curso e disse aos formandos: “Agradeço a vocês por terem acreditado no nosso programa de trabalho e por contribuírem com a evolução da nossa proposta”. 

A presidente da Comissão de Graduação do ICMC, Renata Pontin de Mattos Fortes, compôs a mesa de honra da cerimônia, da qual também fizeram parte a professora Juliana Cobre e a funcionária Ana Oneide Martins de Araújo Sales, que foram homenageadas. 

O ICMC parabeniza a todos os titulados por mais essa etapa, desejando muito sucesso em sua carreira acadêmica e profissional.

Para conferir mais fotos, acesse aqui:
icmc.usp.br/e/0e26a

Texto e fotos: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC

---------------------
Mais informações:
Seção de Eventos do ICMC
Tel.: (16) 3373-9146
E-mail: eventos@icmc.usp.br