quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Delegação de universidade escocesa conhece o ICMC

Representantes da Universidade de Heriot-Watt buscam oportunidades de parcerias em áreas como computação, matemática e engenharia


Veiga: busca pela aproximação com universidades britânicas
Com a intenção de estabelecer futuras parcerias em pesquisa e possibilitar o aumento da mobilidade entre estudantes da graduação e da pós-graduação do Reino Unido e do Brasil, representantes da Universidade de Heriot-Watt, da Escócia, estiveram no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) nesta segunda-feira, 19 de agosto. O presidente da Comissão de Relações Internacionais do Instituto, Paulo Veiga, iniciou o encontro entregando aos visitantes um exemplar do catálogo de pesquisa do ICMC, lançado recentemente. 

Veiga apresentou dados da USP e destacou a evolução da universidade nos rankings internacionais. Ele também ressaltou a missão do Instituto: “contribuir, gerar, desenvolver, aplicar e disseminar o conhecimento e a inovação no campo da matemática e das ciências de computação para servir à sociedade.” Veiga explicou, ainda, quais são as áreas de atuação do ICMC, que vão ao encontro dos principais campos de interesse da universidade escocesa. 

Para finalizar, Veiga lembrou que, na busca por aumentar a internacionalização do Instituto, uma delegação de pesquisadores visitou sete universidades britânicas no primeiro semestre deste ano: Lancaster, Manchester, York, Bangor, Bath, West of England e Strathclyde Glasgow.

Já o pró-reitor de pesquisa e transferência de conhecimento e tecnologia da Universidade de Heriot-Watt, Alan Miller, afirmou que a instituição destaca-se nas áreas de tecnologia e negócios, possuindo cinco unidades: Edimburgo (a principal), Galashiels e Órcades (todas na Escócia), além de Emirados Árabes e Malásia. "33% dos nossos estudantes na Escócia são de fora do Reino Unido", destacou Miller. Ele também afirmou que Heriot-Watt possui o primeiro parque científico universitário da Europa. Criado em 1971, o parque reúne hoje 40 empresas.

Miller destacou a relação universidade-empresa em Heriot-Watt 
Além de Miller, participaram da visita ao ICMC a diretora do laboratório de robótica da universidade escocesa, Patricia Vargas, e o professor Patrick Corbett, do Instituto de Engenharia de Petróleo. Representando a USP São Carlos também estavam presentes os professores André Ponce de Leon Carvalho e Fernando Osório, do ICMC; a professora Vera Lucia Arantes, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC); e o professor Luís Fernando Costa Alberto, também da EESC.

No final da visita, os representantes da universidade escocesa conheceram os laboratório dos ICMC. À tarde, foram à EESC e ao Instituto de Física de São Carlos. Nesta quinta-feira, 21 de agosto, a delegação da Universidade de Heriot-Watt estará em São Paulo, no campus da USP capital, onde será assinado um protocolo de intenções.

Texto e fotos: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC

Mais informações:
Comissão de Relações Internacionais
Tel. (16) 3373-8120
crint@icmc.usp.br