quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Laboratório de Educação Matemática do ICMC promove viagem didática para licenciandos do campus

Serão visitadas duas instituições, uma em Campinas e outra em Paulínia, no dia 13 de setembro; inscrições devem ser feitas pela internet até o dia 6

Cotuca, em Campinas, será uma das instituições visitadas.
Proporcionar aos licenciandos do campus da USP São Carlos o contato com dois ambientes escolares, em Campinas e em Paulínia, e com os profissionais que atuam nessas instituições. Esse é o objetivo da viagem didática que o Laboratório de Educação Matemática do ICMC promoverá no dia 13 de setembro ao Colégio Técnico de Campinas da Unicamp (Cotuca) e à Escola Vida em Movimento, em Paulínia. 

O Cotuca é uma instituição pública de ensino que atua na formação profissional de nível técnico e oferece ensino médio para alguns de seus cursos. Já a Escola Vida em Movimento é voltada à educação especial e atende a alunos com necessidades especiais que apresentam grande comprometimento. Além dos professores regulares das disciplinas, a escola tem no seu corpo profissional os seguintes profissionais: fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e pedagogos que atuam conjuntamente visando aprimorar o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, promover a autonomia e a qualidade de vida de seus educandos. 

Durante o encontro, os licenciandos terão a oportunidade de entender como é a estrutura e o funcionamento do ensino fundamental e médio nessas instituições, quais são as formas de acesso à carreira docente e como a escola propõe a formação do docente em exercício. 

Os alunos interessados deverão se inscrever pela internet até sexta-feira, 6 de setembro, por meio de formulário disponível em icmc.usp.br/e/e5359. Terão prioridade na visita os alunos dos cursos de Licenciatura, mas estudantes de outros cursos poderão participar da viagem se houver vagas disponíveis. 

No dia 13 de setembro, o ônibus sairá às 7 horas do estacionamento próximo à portaria da Av. Trabalhador são-carlense, ao lado do Instituto de Arquitetura e Urbanismo, e deverá retornar às 17 horas. É necessário levar a carteira USP e demais documentos pessoais. O único custo da viagem é o almoço, que será realizado no Cotuca e custará entre R$ 5,00 e R$ 10,00. 

---------------------
Mais informações: Profa. Miriam Utsumi
Telefone: (16) 3373-9722
E-mail: mutsumi@icmc.usp.br