terça-feira, 27 de agosto de 2013

Docente do ICMC tem artigo premiado na Itália

Edson Moreira (foto: arquivo pessoal)
O artigo Modelling mobility-aware applications for internet-based systems, de autoria de pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, recebeu o prêmio de Best Paper durante o 9th Advanced International Conference on Telecommunications (AICT 2013). O evento foi realizado de 22 a 29 de junho em Roma, Itália.

O paper está relacionado ao tratamento de problemas de descontinuidade que podem acontecer em comunicação sem fio entre veículos aéreos ou terrestres. Os autores são Edson Moreira, docente do Departamento de Sistemas de Computação, e Bruno Kimura, egresso do doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional.

Bruno Kimura (foto: CV Lattes)
Moreira é professor titular do ICMC, onde atua com os seguintes temas de pesquisa: redes de computadores, comunicação sem-fio segura, gerenciamento de mobilidade, tecnologia e internet. É graduado em Engenharia Elétrica e possui mestrado em Física pela USP. Fez doutorado em Ciência da Computação pela University of Manchester, no Reino Unido, país onde também fez pós-doutorado na Strathclyde University e na University of Cambridge. É atualmente diretor de pesquisa e desenvolvimento do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), sediado no ICMC e que apoiou a participação no evento.

Kimura é atualmente professor do Instituto de Matemática e Computação da Universidade Federal de Itajubá. Fez sua graduação em Ciência da Computação na PUC Minas e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos. Em 2012, titulou-se Doutor pelo programa de pós-graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional pelo ICMC, orientado pelo professor Moreira. Atua nos temas de redes de computadores, sistemas distribuídos e computação móvel.

A Diretoria do ICMC parabeniza os pesquisadores pelo reconhecimento.

Mais informações no site do evento: www.iaria.org/conferences2013/AICT13.html