quinta-feira, 6 de junho de 2013

Tese defendida no ICMC recebe prêmio Destaque USP

A tese de doutorado Aprendizado de máquina em redes complexas: modelagem, análise e aplicações, defendida em dezembro de 2012 no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, recebeu o Prêmio Tese Destaque USP na área de Ciências Exatas e da Terra.

O trabalho é de autoria de Thiago Christiano Silva e foi orientado pelo professor Zhao Liang, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional do ICMC. A tese investigou as possíveis vantagens oferecidas por redes complexas no aprendizado de máquina, e propôs um método híbrido de de classificação supervisionada que permitiu melhorar o desempenho de técnicas tradicionais de classificação.

Thiago Silva e seu orientador Zhao Liang
Silva é graduado em Engenharia de Computação pelo ICMC onde, por conta do seu destacado desempenho acadêmico, ingressou no doutorado direto. Atualmente é pós-doutorando no Instituto, ainda sob supervisão do professor Liang, e trabalha como analista de TI no Banco Central do Brasil. Suas pesquisas concentram-se nas áreas de aprendizado de máquina, redes complexas, redes neurais e sistemas dinâmicos.

Seu orientador, Zhao Liang, formou-se pela Universidade de Wuhan, na China, e fez mestrado e doutorado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). É docente do ICMC desde 2000, onde atua no Departamento de Ciências de Computação. Desenvolve pesquisas nos temas de redes neurais artificiais, redes complexas, inteligência artificial, bioinformática e reconhecimento de padrões. 

Em sua segunda edição, o Prêmio Tese Destaque USP tem como objetivo estimular atividades de pesquisa dos alunos e professores da pós-graduação da USP, dentro das grandes áreas de conhecimento. A indicação das teses é feita pelas Comissões Coordenadoras de Programas. Os alunos agraciados receberão o prêmio no valor de R$ 15 mil, e seus orientadores o valor de R$ 10 mil. Os critérios utilizados na área de Ciências Exatas e da Terra são: impacto do trabalho; metodologia e rigor científico; originalidade, atualidade e relevância dos resultados; e qualidade da redação.

A Diretoria e a Comissão de Pós-Graduação do ICMC parabenizam os pesquisadores pelo reconhecimento e contribuição com o avanço do conhecimento.


Informações
Site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP: www.usp.br/prpg
Serviço de Pós-Graduação do ICMC
Tel. (16) 3373-9638