terça-feira, 11 de junho de 2013

ICMC apresenta seus cursos na Feira de Profissões da USP em Piracicaba


A 12ª Feira de Profissões da USP Interior foi realizada nos dias 4 a 6 de junho no ginásio de esportes do campus Luiz de Queiroz, em Piracicaba, e contou com a participação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). O objetivo do evento foi apresentar aos alunos do ensino médio e vestibulandos os cursos de graduação oferecidos, bem como a infraestrutura dos campi e das unidades. A feira também disponibilizou informações sobre o vestibular, as profissões e o mercado de trabalho.

No estande do ICMC, os participantes puderam conversar com professores e alunos e obter informações sobre os cursos de Ciências de Computação, Ciências Exatas, Engenharia de Computação, Estatística, Matemática, Matemática Aplicada e Computação Científica e Sistemas de Informação. 

Puderam também conferir as atividades extracurriculares desenvolvidas pelos estudantes, como o futebol de robôs do grupo Warthog Robotics, e o Virtuosi!, jogo musical ao estilo GuitarHero produzido pelo grupo Fellowship of the Game. Outras atrações foram os jogos matemáticos utilizados pelo Laboratório de Educação Matemática, como a Torre de Hanói, e os robôs de pequeno porte desenvolvidos pelo Laboratório de Robótica Móvel.

A Feira de Profissões é promovida pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP como parte do programa USP e as Profissões. Nas unidades, a participação é coordenada pelas Comissões de Cultura e Extensão. A edição deste ano contou com a participação de 194 instituições de ensino de 104 municípios de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Sobre a feira

As Feiras de Profissões da USP são grandes eventos com duração de três dias que acontecem duas vezes por ano. Organizadas em formato de estandes, são gratuitas e voltadas sobretudo aos alunos do Ensino Médio e de cursos preparatórios para o vestibular. A Feira de Profissões do Interior acontece desde 2001 e é um evento itinerante organizado anualmente por um dos campi do interior (Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos). A feira divulga apenas os cursos oferecidos nos campi do interior, recebendo um público médio de sete a oito mil visitantes entre estudantes, professores, pais, demais interessados e acompanhantes.

Já a Feira de Profissões da USP São Paulo é realizada desde 2006 na capital e reúne mais de 55 unidades de ensino e pesquisa, além de órgãos e museus. É aberta a todos os estudantes, mas seu principal foco é o aluno de escola pública. Nos estandes da FUVEST e da Pró-Reitoria de Graduação são oferecidas informações sobre as ações do INCLUSP, que beneficiam os alunos da rede pública com bonificações na nota da prova do vestibular e bolsas de estudos para os ingressantes. A edição deste ano acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de agosto.

Mais informações:
Site do programa USP e as Profissões: http://prceu.usp.br/uspprofissoes

Serviço de Graduação do ICMC
Tel. (16) 3373-9639
grad@icmc.usp.br