quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dia do Desafio mobiliza professores, funcionários e alunos do ICMC


O Dia do Desafio é uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde, e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. Consiste na disputa entre duas cidades, de portes similares, para ver qual delas consegue mobilizar a maior parcela de sua população na realização de qualquer atividade física, por pelo menos 15 minutos. Em 2013, a cidade de São Carlos competiu com Teresópolis (RJ).

A exemplo dos anos anteriores, em 2013 o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) participou da ação, promovendo uma sessão de alongamentos e ginástica laboral, coordenada por Evert Bacchini, professor do Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (CEFER) da USP São Carlos. A atividade contou com a participação de 43 colaboradores, entre alunos, servidores docentes e técnico-administrativos.

Segundo os resultados divulgados pelo SESC, o município de Teresópolis mobilizou 29,18% de sua população, enquanto São Carlos atingiu apenas 13,21%. Entretanto, os resultados foram positivos pois, além dos benefícios físicos, os participantes tiveram oportunidade de exercitar a integração social, a criatividade, liderança e o espirito comunitário.

A iniciativa foi promovida pela Comissão de Ação e Integração Social (CAIS) do ICMC.

Sobre o Dia do Desafio - Foi criado em 1983, no Canadá, e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. O SESC SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000. O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.


Informações
CAIS-ICMC: cais@icmc.usp.br