terça-feira, 18 de junho de 2013

Delegação de universidade britânica visita o ICMC em busca de parcerias


Uma delegação da Universidade de Hull, no Reino Unido, esteve no Brasil entre os dias 8 e 14 de junho para realizar uma série de visitas em unidades e órgãos da Universidade de São Paulo (USP). Na última quinta-feira (13), eles estiveram em São Carlos, onde conheceram o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). O objetivo da visita foi conhecer a infraestrutura da USP e do campus, bem como as pesquisas desenvolvidas na instituição, com o propósito de discutir a possibilidade de futuros convênios para intercâmbio de estudantes e pesquisadores. 

A delegação britânica foi composta pelos seguintes professores: John Hay (pró-reitor de pesquisa e empreendimentos); Alyn Morice (Escola Médica); Mark Hayter (Faculdade de Saúde e Assistência Social); Dave Evans (Faculdade de Ciências e Engenharia); e Paula Gouldthorpe (gerente de empreendedorismo). No auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, os visitantes foram recepcionados pelos professores Paulo da Veiga, do ICMC, Osvaldo Oliveira Junior, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), e Artur Motheo, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC).

Professores da USP e representantes da University of Hull
O professor Veiga, que preside da Comissão de Relações Internacionais do ICMC, iniciou o encontro com uma apresentação com dados sobre a USP e o ICMC. “É um dos institutos mais importantes do Brasil com atuação nos campos de ciências de computação e matemática”, ressaltou. Em seguida, foram feitas as apresentações sobre o IFSC e o IQSC.

Os visitantes apresentaram a Universidade de Hull, e em seguida conversaram informalmente com os professores presentes sobre as áreas de pesquisa que instituição oferece aos alunos - com destaque para matemática e computação. Declararam ainda o interesse em fechar parcerias com a USP. “O Brasil está se destacando em termos de pesquisa, principalmente se comparado à Europa”, observou Gouldthorpe. Na sequência, os visitantes conheceram as instalações do campus, os laboratórios e a área 2 do campus são-carlense.


Informações
Comissão de Relações Internacionais do ICMC
Tel. (16) 3373-8120

Texto e fotos: Maristela Galati - Assessoria de Comunicação do ICMC