quinta-feira, 27 de junho de 2013

Interação entre geometria e álgebra é o tema do primeiro Programa de Inverno do ICMC

Estão abertas até o dia 1º de julho as inscrições para dois cursos de extensão, que compõem o primeiro Programa de Inverno do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos. Os cursos serão realizados entre os dias 2 e 18 de julho, de terça à sexta-feira, na sala 5-001 do ICMC. 

Os eventos têm por objetivo apresentar a interação entre geometria e álgebra, por meio de situações simples e acessíveis a alunos tanto da graduação quanto da pós-graduação. São 60 vagas e as inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados. 

O curso Geometric faces of algebra acontecerá das 10h às 12h, e será ministrado por Alexandre Ananin, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Serão abordados os seguintes tópicos: variedades diferenciáveis sem coordenadas; geometrias clássicas projetivas; geometrias hiperbólicas; grassmannianas e espaços de objetos em geometrias clássicas projetivas. As inscrições podem ser feitas pela internet, por meio de formulário disponível em www.icmc.usp.br/e/e5e1a.

Esse curso será acompanhado por outro complementar, intitulado Algebraic faces of geometry, a ser ministrado por Alexey Gorodentsev, da Universidade Independente de Moscou, na Rússia. O curso será realizado no período da tarde, das 14h às 16h. Os tópicos a serem abordados são: geometria convexa (corpos convexos, poliedros, cones poliedrais, dualidade de Gale); geometria projetiva (espaços projetivos, transformações projetivas, quádricas projetivas); variedades de Segre e de Veronese; grassmannianas. As inscrições estão disponíveis em www.icmc.usp.br/e/a3654.

Informações 
Seção de Eventos do ICMC
Tel (16) 3373-9146