terça-feira, 12 de março de 2013

Universidade sueca apresenta oportunidades para estudantes da USP São Carlos


O Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da USP São Carlos, realizou, na última sexta-feira (8), uma apresentação sobre o programa de bolsas de graduação e mestrado na Chalmers University of Tecnology, em Gotemburgo (Suécia), por meio do programa Ciência sem Fronteiras. A oportunidade foi apresentada por Cecilia Hillman, que passou aos estudantes presentes detalhes sobre a universidade, os cursos oferecidos, o campus e a cidade.

Para os alunos de graduação, são 20 bolsas de estudo destinadas às áreas de Exatas, Arquitetura e Engenharia, sendo necessário que o estudante tenha completado no mínimo o sétimo semestre do curso. O candidato também passará por um teste de avaliação do idioma inglês. A duração do programa é de dois semestres, e o aluno concluirá o curso no Brasil. 

Já o programa Master’s Studies conta com 40 cursos e é destinado para os que pretendem fazer mestrado. Atualmente, a universidade tem 11 mil alunos, dos quais 3 mil são de mestrado e, destes, 30% são de outros países.

Hillman destacou cinco importantes características da universidade que motiva o estudante a participar do programa. São elas: 
  • Fácil acesso ao pessoal acadêmico e pesquisadores;
  • Educação e pesquisa enraizados nas necessidades da indústria;
  • Atribuições de projetos baseados em proporcionar experiência prática de trabalhar em equipe; 
  • Bom posicionamento da Chalmers em rankings internacionais;
  • Gotemburgo é uma cidade acolhedora e bonita, e as tradições do corpo estudantil criam diversas possibilidades para uma intensa vida social.

A Chalmers University conta com dois campus, onde estão instalados escritórios de empresas como Volvo, SKF e Astra Zeneca. O programa enriquece o profissional e a vida pessoal do estudante. Além de sua excelência em ensino, a universidade propicia ao aluno, uma troca de culturas, já que conta com alunos e professores de diversas partes do mundo.

Para se inscrever no programa ou saber mais, basta acessar os links abaixo:

Texto/foto: Maristela Galati - Assessoria de Comunicação do ICMC