terça-feira, 5 de março de 2013

Semana de recepção do ICMC apresenta ambiente universitário aos calouros

Instituto recebe ingressantes com atividades informativas, sociais e de integração


O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, organizou, entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, a tradicional Semana de Recepção aos Calouros. O evento contou com diversas atividades, buscando integrar os novos alunos do Instituto com o ambiente acadêmico e com o dia-a-dia da universidade.

Palestra de abertura
A recepção começou com uma palestra institucional na segunda-feira (25), além de uma conversa com as secretarias acadêmicas dos cursos, reunião com os pais e atividades de integração. Na terça-feira (26), houve a aula inaugural com o Prof. Hildebrando Munhoz Rodrigues.

Os alunos puderam conhecer as instalações do Instituto, como os laboratórios e a biblioteca, além de assistirem palestras informativas com professores e alunos que integram grupos como o Programa de Educação Tutorial (PET), o ICMC Júnior (empresa júnior dos alunos do Instituto), o Fellowship of the Game (grupo de desenvolvimento de games) e o Warthog Robotics (grupo que participa de competições de robótica).

Atividade de integração
Os estudantes também participaram dos eventos culturais promovidos pelo Centro Acadêmico Armando Salles de Oliveira (CAASO), além da tradicional Calourada Solidária, que neste ano realizou, dentre outras atividades, uma limpeza nas dependências do asilo Dona Maria Jacinta.

Para finalizar, na sexta-feira (1º) houve um plantio de árvores no campus II da USP, seguido por uma palestra sobre o programa USP Recicla e um piquenique ecológico.

O Prof. Dr. Adenilso da Silva Simão, presidente da comissão de recepção aos calouros, disse que as atividades da semana propiciaram a oportunidade dos calouros descobrirem a universidade, os grupos e sistemas que funcionam na instituição, além de se conhecerem e se integrarem aos veteranos. “Foi uma semana que cumpriu o papel de introduzir os calouros no contexto da universidade”, afirmou. 

Aula inaugural
Segundo o professor, não foi relatado nenhum caso de abuso durante a recepção do ICMC. Ao todo, 235 novos alunos entraram nos oito cursos oferecidos pelo Instituto. Fernando Diógenes, de 22 anos, ingressou no curso de Ciências de Computação e disse que se surpreendeu com a recepção. "Eu não esperava que seria tão bem recebido. Tanto por parte dos professores, como dos veteranos. É difícil você entrar na faculdade e não participar dessas atividades", afirmou. 

Plantio de árvores
A estudante do 3º ano do curso de Matemática Aplicada e Computação Científica, Camila Antunes, disse que os calouros participaram da maioria das atividades propostas na Semana de Recepção. "É no primeiro ano que você constrói o seu círculo de amigos. E você começa a construir isso com essas atividades de integração". 

Confira o álbum de fotos da Semana de Recepção aos Calouros na página do ICMC no Facebook.

Graduação no ICMC

O ICMC oferece os seguintes cursos de graduação: Ciências de Computação, Estatística, Matemática, Matemática Aplicada e Computação Científica, e Sistemas de Informação (bacharelado); Matemática, e Ciências Exatas (Licenciatura); e Engenharia de Computação, sendo os dois últimos em parceria com outras Unidades do campus. 

Os cursos totalizam 325 vagas anuais, com ingresso pelo vestibular da FUVEST. Mais informações na página de cursos do ICMC.

Por: Fernanda Vilela - Assessoria de Comunicação do ICMC