sexta-feira, 22 de março de 2013

Otimização e cultura inca são temas de palestras no ICMC nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira, 25 de março, o Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC), da USP São Carlos, realizará duas palestras abertas à comunidade:

Otimização

foto: CV Lattes
A primeira palestra será Algoritmos genéticos de chaves aleatórias viciadas e aplicações em telecomunicações, ministrada por Maurício Resende, que terá início às 14h na sala 4-124.

A palestra abordará uma introdução aos algoritmos genéticos de chaves aleatórias viciadas, bem como as várias aplicações desta técnica na otimização de problemas em telecomunicações, como roteamento em redes IP, projeto de redes IP, localização de servidores redundantes para distribuição de conteúdo, localização de regeneradores de sinais e roteamento e atribuição de comprimentos de onda em redes óticas.

Resende é pesquisador da AT&T Bell Labs e AT&T Labs Research (EUA), respectivamente, nos departamentos de fundamentos matemáticos da computação e de pesquisa em algoritmos e otimização. É um dos pioneiros da área de metaheurísticas, tendo proposto a metaheurística GRASP em 1989. Atualmente atua nas áreas de métodos heurísticos para otimização combinatória e otimização aplicada à problemas na área das telecomunicações.

Cultura inca

foto: site pessoal
Logo após, haverá a apresentação de Jorge Carlos Valverde Rebaza, com a palestra Os incas, o grande império da América do Sul, às 16h na sala 4-003.

Será discorrido sobre a cultura inca e suas diferentes etapas de desenvolvimento; da sua origem, como um pequeno reino no vale do Cuzco, até o seu fim, com a chegada dos espanhóis.

Jorge Carlos Valverde Rebaza é peruano, formado em ciências exatas e um profundo conhecedor da civilização inca. Atualmente, está terminando seus estudos de mestrado no ICMC, já tendo sido aceito no programa de doutorado na mesma instituição.


Mais informações
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9146
eventos@icmc.usp.br