sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Áreas de computação e matemática contam com novos bacharéis e licenciados

ICMC realizou a colação de grau de cinco cursos de graduação, disponibilizando ao mercado profissional e acadêmico mais 95 profissionais com formação de qualidade


Tendo como uma de suas missões principais a formação de recursos humanos de excelência, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, conferiu na última sexta-feira (25 de janeiro) grau à sua quadragésima turma, com 95 formandos dos seguintes cursos de graduação: Bacharelado em Ciências de Computação; Bacharelado em Matemática; Licenciatura em Matemática; Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica; e Bacharelado em Informática.

Os cursos de Engenharia de Computação e Licenciatura em Ciências Exatas , que são organizados em parceria com outras Unidades do campus, realizaram sua colação de grau em dezembro. O curso de Bacharelado em Estatística foi criado recentemente e formará sua primeira turma ainda neste ano.

Colação de grau dos formandos em Ciências de Computação

A sessão solene do ICMC foi dividida em duas partes. No período da manhã, foi realizada a partir das 10h, no salão de eventos do campus, a colação de grau dos 57 formandos em Ciências de Computação. A mesa foi composta pelos professores José Carlos Maldonado, diretor do ICMC; Alfredo Colenci Junior, representando o prefeito de São Carlos; e Renata Pontin Fortes, presidente da Comissão de Graduação do ICMC. Completaram a mesa o patrono do curso de Ciências de Computação, João Batista Neto, e o paraninfo da turma, Denis Wolf. Os professores homenageados pelos formandos em Ciências de Computação foram: Eduardo Tengan, Renata Fortes, Elaine Sousa, Francisco Rodrigues, João Porto Albuquerque e Rodrigo Mello.

Prof. João Batista Neto, patrono
Em seu discurso como patrono, Batista Neto destacou a oportunidade de se estudar em uma universidade pública e o apoio dos familiares. "Em comum, vocês, caros formandos e formandas, têm um patrimônio inestimável: uma formação técnica de alto nível, provida pela universidade pública, mantida por pessoas cujos filhos sequer terão a oportunidade de passar perto dela. Não menos importante, embora muitas vezes não reconhecidos, todos tiveram e ainda têm o apoio e exemplo de amigos e familiares, responsáveis diretos pela formação de nosso caráter, e que nos habilita a discernir o certo do errado, o justo do injusto. Portanto, nos momentos em que o barco parece estar à deriva, lembre-se desse patrimônio alcançado à custa dos outros e, sobretudo, à custa do esforço individual de cada um de vocês", orientou o professor.

Às 14h30, teve início no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano a colação dos 38 formandos dos demais cursos. Essa sessão teve a mesa constituída por José Carlos Maldonado; Alfredo Colenci Junior, representando o prefeito municipal; Renata Fortes e pelos paraninfos Miriam Utsumi (Matemática, lic.); Sandra Godoy (Matemática, bach.); Fabrício Souza (Matemática Aplicada e Computação Científica); e Adenilso Simão (Informática). Os professores homenageados foram: Regilene Oliveira e Adalberto Bergamasco (Matemática, bach.); Sueli Tanaka Aki (Matemática, lic.); Marinho Andrade Filho e Wagner Nunes (Matemática Aplicada e Computação Científica); Seiji Isotani e Thiago Padro (Informática). Hamilton Guidorizzi, patrono da turma, aconselhou: "Tudo o que fizerem, façam com paixão, pois o insight costuma ocorrer quando se está fazendo algo com muita paixão"

Colação de grau dos formandos em Matemática, Matemática
Aplicada e Computação Científica e Informática

Em ambas as sessões, foram lidas as mensagens de congratulação aos formandos do governador do estado, Geraldo Alckmin; do reitor da USP, João Grandino Rodas; do pró-reitor adjunto de extensão, José Ricardo Ayres; da pró-reitora de graduação, Telma Zorn; e do reitor da Unicamp, Fernando Costa.

Prof. Maldonado, diretor
O professor Maldonado destacou um dos principais objetivos da universidade, que é formar recursos humanos de excelência para a sociedade, e a importância disso para o país que, segundo o dirigente, ainda está em construção. "A responsabilidade agora é de ajudar o Brasil a ter o domínio desse conhecimento e das tecnologias associadas, e contribuir para sua evolução e disseminação. Temos convicção de que estamos entregando cidadãos comprometidos com a sociedade, com a evolução da ciência e tecnologia, pois ela determina a evolução econômica e, consequentemente, uma sociedade mais rica e mais justa nas diversas perspectivas", concluiu o diretor.

Antes do compromisso proferido pelas formandas Mariana Manna e Laís Pedro, foram anunciados os melhores alunos de cada curso, cuja premiação está prevista para ser realizada em abril, durante a aula magna do ICMC:
  • Bruna Panaggio (Ciências de Computação)
  • Jean Carlo Guella (Matemática, bach.)
  • Thais Cosmo Santos (Matemática, lic.)
  • Luan Buzato (Matemática Aplicada e Computação Científica)
  • Rafael Libardi (Informática)
  • André Cunha (Engenharia de Computação) *
  • Caroline Ceribeli (Ciências Exatas, lic. com habilitação em Matemática) *


Na sequência, o diretor do ICMC conferiu grau aos formandos, seguido pelo discurso dos oradores da turma. "Foi um longo caminho, horas de estudos que pareciam não levar a lugar nenhum, problemas e mais problemas. Tropeçamos a algumas vezes caímos, mas tudo isso para estarmos aqui hoje. Valeu a pena todo o sacrifício dessa nossa jornada", afirmou  Thaís Santos. Já o orador Rafael Libardi aconselhou: "Saibamos ver na aplicação da informática a possibilidade de um mundo melhor, e para isso busquemos conhecimento e qualificação constantes". 

Bruna Panaggio
As sessões solenes contaram ainda com uma mensagem aos pais, proferida pelos formandos Bruno Silva e Marianna Medeiros. "Chegou o momento de independência financeira, mas jamais de independência afetiva. Agora, mais do que nunca, é o momento que precisamos de vocês ao nosso lado, mesmo que não fazendo ou dizendo nada, mas apenas nos dando a certeza de que temos com quem contar", afirmou Medeiros. Em seguida, foi entregue pelos alunos uma lembrança aos pais presentes na cerimônia.

O professor Maldonado encerrou as sessões parabenizando os alunos, com agradecimento especial aos pais. Ressaltou a preocupação do ICMC em estabelecer redes de cooperação, sinalizando essa perspectiva aos recém-formados. "Uma vertente importante é a relação entre academia, governo e indústria. Pensar nessa relação é fundamental, para que a gente fortaleça e integre as competências e cada vez mais construa uma base científica e tecnológica de excelência, com consequente benefício social", finalizou.

A Direção do ICMC parabeniza a todos os titulados por mais essa etapa, desejando muito sucesso em sua carreira acadêmica e profissional.

Veja mais fotos da cerimônia de colação de grau na página do ICMC no Facebook.


Por: Assessoria de Comunicação do ICMC
Fotos: Fukuhara 


Mais informações:
Assessoria de Comunicação do ICMC
Tel.: (16) 3373-9666