quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Minicurso aborda modelos para simulação de escoamento de fluidos

ATENÇÃO: O CURSO ABAIXO FOI CANCELADO!

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, promove o minicurso Simulação por elementos finitos de escoamentos viscoelásticos, a ser ministrado por Vitoriano Ruas de Barros Santos, pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e da Université Paris 6 Pierre et Marie Curie, na França. O evento será realizado entre os dias 4 e 8 de fevereiro, conforme programa abaixo, em local a ser divulgado.

São 20 vagas e as inscrições são gratuitas, obedecida a ordem de chegada. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível no site http://goo.gl/0FVrK até as 12h da segunda-feira, 4 de fevereiro.

Vitoriano Santos
(foto: CV Lattes)
O objetivo do curso é apresentar os aspectos fundamentais dos modelos de elementos finitos mais em uso para simular o escoamento de fluidos viscoelásticos. Se discorrerá sobre uma metodologia de confiabilidade comprovada, bastante econômica em termos de armazenamento, baseada numa integração explícita no tempo real no caso evolutivo ou fictício no caso estacionário. A apresentação em linhas gerais de um código computacional implementando essa metodologia será efetuada, incluindo demonstrações de desempenho.

O ministrante é graduado em Engenharia Civil  e mestre em Informática pela PUC-Rio, e possui doutorado em Matemática Aplicada pela Université Paris 6. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Dinâmica dos Fluidos.

Programa do minicurso 

Segunda-feira, 4 de fevereiro, das 15h às 18h
- Formulações de Galerkin multicampo de tipo misto e sua discretização por EF; 
- Condições de compatibilidade entre as representações de cada campo. 

Terça-feira, 5 de fevereiro, das 15h às 18h
- Recapitulação das leis de conservação da Mecânica do Contínuo e aplicação aos fluidos incompressíveis; 
- Leis constitutivas para fluidos viscoelásticos e sistemas de EDP's que regem seus escoamentos. 

Quarta-feira, 6 de fevereiro, das 15h às 18h
- Sistema linearizado para fluidos viscoelásticos (SLFVE) na formulação de Galerkin e propriedades de aproximação de alguns modelos discretizados com EF; 
- Formulações de Petrov-Galerkin do SLFVE mais em uso e propriedades de aproximação. 

Quinta-feira, 7 de fevereiro, das 15h às 18h
- Um esquema de explícito com elementos finitos lineares (E3FL) para determinação dos três campos do sistema que rege escoamentos viscoelásticos; 
- Propriedades de aproximação do E3FL. 

Sexta-feira, 8 de fevereiro, das 8h30 às 11h30
- Apresentação de um código de simulação de escoamentos viscoelásticos bidimensionais usando o E3FL; 
- Demonstrações do desempenho do código.


Informações
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9146