18ª edição do Summer Meeting, tradicional encontro da área de equações diferenciais, homenageou o professor Hildebrando Rodrigues
O objetivo do evento foi promover o conhecimento, a interação e a discussão sobre os novos projetos que estão sendo desenvolvidos na área de equações diferenciais. O Prof. Dr. Alexandre Nolasco de Carvalho, vice-diretor do Instituto e membro do comitê organizador do Summer Meeting falou sobre a importância do professor Hildebrando não só para a área de Equações Diferenciais, como também para o ICMC como um todo. “O Hildebrando ajudou a construir os alicerces de tudo o que a gente tem de bom aqui no ICMC”, disse.
Nolasco afirmou também que o fato do congresso ter sido organizado em homenagem ao professor Hildebrando acabou tornando o evento ainda maior. “Neste ano nós tivemos mais participantes do que em todas as outras edições do evento”, comentou o professor. O encontro contou com a participação de 170 pesquisadores, 50 deles vindas de outros países. “Tivemos neste congresso participantes da América do Sul, América Central, América do Norte, Europa e Ásia”, apontou.
Segundo Nolasco, o diferencial deste ano foi a participação de jovens pesquisadores, alunos de doutorado e pessoas que o concluíram recentemente. “Nós tivemos cinco alunos de doutorado espanhóis participando do evento, além de alunos do Instituto e de outras instituições do Brasil”, disse.
Matheus Bortolan, aluno de doutorado do ICMC, participou do evento e disse que a troca de ideias e opiniões enriquece os laços entre os países envolvidos, além de criar trabalhos de alto nível que contribuem para o avanço da pesquisa mundial. “Ver os problemas que estão sendo resolvidos e a maneira que cada pesquisador tem de abordá-lo é uma forma excelente de ter uma nova perspectiva sobre a sua pesquisa. Outro fator importante é o estabelecimento de contatos no meio científico”, afirmou.
Homenagem
Painel de homenagens ao Prof. Hildebrando |
Hildebrando Munhoz Rodrigues nasceu em Neves Paulista (SP), é casado e tem dois filhos. Formou-se em Licenciatura em Matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro (atual UNESP). Tornou-se mestre pelo Instituto de Pesquisas Matemáticas em São Paulo, fez doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado nos Estados Unidos. No ICMC, o professor Hildebrando teve grande influência acadêmica, científica e administrativa, tendo sido, dentre outros cargos, diretor do Instituto entre 1994 e 1998, e liderado a criação do grupo de pesquisa em equações diferenciais do ICMC.
Mais informações no site do evento.
Mais informações no site do evento.
Por: Fernanda Vilela - Assessoria de Comunicação do ICMC