quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Grupo de desenvolvimento de games do ICMC participa de maratona internacional

Desenvolvedores de 69 países passaram 48 horas seguidas produzindo jogos; ICMC contribuiu com cinco games 

O grupo de desenvolvimento de jogos eletrônicos Fellowship of The Game (FoG), do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, participou da quinta edição do Global Game Jam, evento que acontece simultaneamente em diversos países, no qual desenvolvedores e artistas de diversos locais se reúnem para desenvolver jogos. Em apenas 48 horas vários games com ideias inovadoras foram produzidos.

Neste ano, o evento ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de janeiro e esteve presente em 319 locais, 69 países com mais de 11 mil participantes. Um total de 3128 jogos foram produzidos, cinco deles no ICMC. 

O evento é um projeto da International Game Developers Association (IGDA), e tem como objetivo captar ideias sobre a improvisação de um tema. Com isso, espera-se estimular jovens desenvolvedores a se interessarem mais pela indústria de jogos.

A cada edição do Global Game Jam, um assunto é proposto para que os participantes desenvolvam os jogos. Com isso, pretende-se estimular a criatividade, trabalho em grupo com pessoas desconhecidas, além de enriquecer o portfólio dos participantes. O tema deste ano foi o áudio de um coração batendo. 

O aluno de Ciências de Computação do ICMC, Guilherme Simão Gibertoni, participou do evento e explicou a subjetividade do tema. “Geralmente é algo bem sucinto, que dá liberdade para muitas interpretações”, disse o estudante, que colaborou com o desenvolvimento de um dos jogos produzidos no Instituto. 

O Global Game Jam insere o ICMC de uma maneira inovadora no cenário internacional. “Existem outras universidades que sediam o evento e contém interesses comuns aos nossos, além de empresas que apoiam o evento e estão de olho em jovens talentos”, explicou Gibertoni. 

Dentre as universidades participantes estão a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATECs), em várias cidades do estado. Além disso, também participaram instituições em países como Estados Unidos, Canadá, Chile, Colômbia, França, Alemanha, Índia e Japão.

Alunos do ICMC passaram 48 horas produzindo games

Sobre o FoG

Fellowship of The Game (FoG) é um grupo formado por alunos de graduação do ICMC focado na criação de jogos eletrônicos divertidos, de código aberto e multiplataforma. O grupo busca a aplicação direta dos conhecimentos adquiridos na graduação e da sua integração com as mais diversas tecnologias disponíveis no mercado.

Os processos de desenvolvimento de jogos internamente empregados pelo grupo são experimentais em termos de tecnologias e tendências de mercado. Nesse sentido, o FoG preza pela disseminação desse conhecimento agregado dentre seus membros, no qual os mais experientes compartilham suas experiências com os recém-chegados. O aluno que se forma não só leva consigo seus projetos, mas também os deixa em mãos qualificadas, que darão continuidade ao seu trabalho.

O grupo participa ainda de atividades de extensão universitária, como simpósios e outros eventos institucionais. Minicursos e palestras são promovidos pelo grupo e abertos à comunidade acadêmica.

Contatos:

email: fog@icmc.usp.br
site: www.fog.icmc.usp.br
facebook: Fellowship of the Game