terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Palestra desta terça aborda topologias para redes de sensores sem fio

Prof. Daniel Guidoni
(foto: site da UFSJ)
Acontece nesta terça-feira, 22 de janeiro, a palestra Aplicação dos conceitos mundo pequeno no projeto de topologias para redes de sensores sem fio heterogêneas, a ser ministrada por Daniel Ludovico Guidoni, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A apresentação terá início às 10h no auditório Luiz Antonio Favaro do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos.

O palestrante possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é docente do Departamento de Ciência da Computação da UFSJ. Tem experiência na área de Redes de Computadores, Algoritmos Distribuídos, Redes de Sensores Sem Fio e Redes Complexas, possuindo mais de 20 artigos publicados nessas áreas. Recebeu o Prêmio Capes de Tese 2012 na área de Ciência da Computação.

Segue o resumo da palestra: 
Uma Rede de Sensores Sem Fio (RSSF) considera um conjunto de nós homogêneos em termos de capacidade de hardware. Entretanto, esse tipo de rede possui baixos limites de desempenho em termos de latência durante a comunicação de dados. Outro modelo de RSSFs considera um conjunto de nós heterogêneos em termos de processamento, memória, energia e comunicação, chamado de Redes de Sensores Sem Fio Heterogêneas. (RSSFH). Neste trabalho, é proposto um modelo que usa as características de redes Small World (mundo pequeno) no projeto de RSSFH. O modelo proposto considera a forma de comunicação em RSSF para criar atalhos direcionados na rede com o objetivo de diminuir a latência na comunicação de dados. Os atalhos são adicionados utilizando nós sensores com maior capacidade de hardware. O modelo proposto foi avaliado e foi verificado que o mesmo apresenta as mesmas características de redes Small World (caminho médio mínimo e coeficiente de agrupamento) observadas nos modelos da literatura. Resultados de simulação mostram que com uma pequena quantidade de atalhos na rede a latência na comunicação de dados é reduzida significativamente. 

Informações
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9146