sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Eventos científicos movimentam recesso escolar no ICMC

Por: Assessoria de Comunicação


Para a comunidade acadêmica, a palavra "férias" nem sempre significa descanso. No Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, os estudantes e pesquisadores aproveitam o período do recesso escolar para promover o intercâmbio de conhecimento científico, por meio de eventos como congressos e workshops. Essas atividades movimentam não só a comunidade interna, mas atraem também públicos de diversas origens. É mais um momento em que o ICMC abre suas portas para a sociedade, recebendo alunos, pesquisadores e profissionais de várias regiões do Brasil e do mundo. 

Além dos dois Programas de Verão em andamento desde o início do ano, o de Matemática e o de Estatística, acontecerão nas próximas semanas os seguintes eventos:

2º Colóquio de Matemática do Sudeste - acontece entre os dias 21 e 26 de janeiro, com atividades no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, nas salas de aula do bloco 5 e nos laboratórios do bloco 6. O evento, voltado para estudantes e profissionais da área de Matemática, tem sua programação composta por oito minicursos, sete sessões temáticas, sessão de pôsteres e uma mesa redonda com o tema "O que é ser matemático?". Contará com palestrantes de prestigiadas universidades públicas brasileiras. Mais informações no site do evento.

Miniworkshop de Singularidades, Geometria e Equações Diferenciais - o evento, parte do Programa de Verão em Matemática, ocorre de 23 a 25 de janeiro, no auditório Luiz Antonio Favaro. O programa contempla um minicurso e palestras com pesquisadores de diversas regiões do Brasil, e também com um pesquisador da Universidad Complutense de Madrid, na Espanha. A programação completa está disponível no site do evento.

Workshop de Métodos Estatísticos e Probabilísticos - será realizado entre os dias 28 e 30 de janeiro no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano. O evento visa o intercâmbio de experiências, pesquisas e aplicações nas áreas de probabilidade, inferência estatística, modelos de regressão, análise de sobrevivência, dentre outras. Sua programação será composta por conferências, palestras, sessão de pôsteres e um minicurso voltado a estudantes de graduação e de mestrado, e contará com a participação de pesquisadores de universidades do Brasil, Argentina, Chile e Estados Unidos. Mais informações no site do evento.

ICMC Summer Meeting on Differential Equations - 2013 chapter - realizado anualmente, é um dos principais eventos mundiais na área de equações diferenciais. A edição de 2013 acontecerá de 4 a 7 de fevereiro no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano e nas salas de aula do bloco 5. O evento homenageará o Prof. Dr. Hildebrando Munhoz Rodrigues, docente e um dos pioneiros em pesquisas nesta área no Instituto. Trata-se de uma oportunidade de grande visibilidade para o ICMC e para os trabalhos participantes, pois atrai pesquisadores, estudantes e interessados de várias universidades e centros de pesquisa renomados do mundo. No site do evento é possível consultar informações sobre a edição atual e as anteriores.

Mais informações no portal de eventos do ICMC: www.icmc.usp.br/Portal/Eventos/


Seção de Eventos
Tel. (16) 3373-9146
eventos@icmc.usp.br