quarta-feira, 29 de agosto de 2012

INCT-SEC promove visita do pesquisador Jaejoon Lee ao ICMC

Por Assessoria de Comunicação INCT-SEC

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos recebe, durante esta semana, a visita do Prof. Dr. Jaejoon Lee, da Lancaster University, do Reino Unido.

Prof. Jaejoon Lee
Lee é doutor em Ciência da Computação e Engenharia pela Pohang Institute of Science and Technology (POSTECH) e bacharel em Matemática pela Universidade de Sogang, ambas da Coreia do Sul. Atualmente, é professor no Departamento de Computação da Lancaster University, onde trabalha na área de linhas de produto de software dinâmicas e arquitetura orientada a serviços. Anteriormente, atuou no Instituto Fraunhofer para Engenharia de Software Experimental (IESE), em Kaiserslautern, na Alemanha, e no Centro de R&D da LG Electronics, na Coreia do Sul.

A programação da vinda, que é financiada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), contará com apresentação de palestra, tutorial, visitas a laboratórios de pesquisa e demonstração de Veículo Aéreo Não Tripulado - VANT Tiriba.

O Tiriba é uma aeronave elétrica operada por um sistema autônomo de navegação e controle - com piloto automático totalmente brasileiro - que pode contar com câmeras fotográficas de alta definição, sensores, câmeras termais e de vídeo convencionais. Desenvolvido em parceria do INCT-SEC com a empresa AGX Tecnologia de São Carlos, suas principais aplicações são na área de defesa civil, monitoramento ambiental e agrícola.

Programação

A palestra Engineering Service-Based Dynamic Software Product Lines será apresentada por Lee nesta sexta-feira, dia 31, às 9h30, na sala 4-124 (antiga Videoteca) do ICMC. Neste mesmo dia, será promovido o tutorial Feature-oriented Reengineering of Legacy Systems into Product Line Assets – a Case Study, a partir das 15 horas, na sala de aprendizado eletrônico do Centro de Informática de São Carlos (CISC).

As vagas para o tutorial são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo endereço: http://www.icmc.usp.br/eventos/gerenciador/inscrever.php?evid=99.

A demonstração do VANT Tiriba acontecerá neste sábado, dia 1º de setembro, às 9 horas, na pista de aeromodelismo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O ICMC fica no campus 1 da USP em São Carlos, Av. Trabalhador são-carlense, 400, e a UFSCar, na Rodovia Washington Luís, km 235 - SP-310.

Mais informações: