segunda-feira, 6 de agosto de 2012

ICMC participa da Feira de Profissões da USP na capital


Texto: Neylor Fabiano / Fotos: Paulo Cesar S. Oliveira

Estudantes do ensino médio e de cursos pré-vestibulares, além de pais e outros interessados, tiveram a oportunidade de conhecer melhor os cursos oferecidos pela Universidade de São Paulo na 6ª Feira de Profissões da USP - Capital, realizada nestes dias 2, 3 e 4 de agosto na Cidade Universitária, em São Paulo-SP. O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária como parte do programa USP e as Profissões.

No estande do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), do campus de São Carlos, a procura foi grande. As principais dúvidas eram relacionadas às diferenças entre os cursos, principalmente Ciências de Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação. Outro tema bastante discutido foi a área de atuação e mercado de trabalho para os interessados nos cursos de Estatística, Matemática, Matemática Aplicada e Computação Científica e Ciências Exatas. Docentes e alunos do ICMC esclareceram essas e outras dúvidas aos alunos e pais presentes no evento.

Maykon Andrade, que cursa o ensino médio na rede pública na cidade de Franca-SP, considerou bom o formato da feira:  "Os estandes estão equipados e o material de divulgação é bem preparado. Mas nada disso substitui esse bate papo com os professores", disse. Com muitas dúvidas sobre cursos na área de computação, Andrade já cogita: "Estudar em São Carlos está nos meus planos, gostei muito dos cursos e do ambiente oferecidos pelo ICMC".

Já para Mariana Lima, estudante de curso pré-vestibular em Mococa-SP, a feira abre muitas possibilidades. "Cheguei cheia de dúvidas e vi que não conhecia nada sobre as carreiras da USP. Agora que sei que, entre tantas possibilidades, tenho que pesquisar melhor antes de tomar essa decisão importante". Ela tem interesse em prestar matemática, e tirou suas dúvidas sobre a diferença entre as carreiras de Bacharelado e Licenciatura. Agora vai decidir entre estudar na capital ou no interior. "Tem que colocar na balança a qualidade e custo de vida, distância de casa e oportunidades".

Cleber Salazar, que mora na capital, aproveitou a manhã de sábado para levar seus dois filhos para o evento. Ele disse que as universidades deveriam explorar mais esse tipo de atividade. "O contato que isso promove é estimulante, poderia haver essas feiras mais vezes por ano. Também é muito importante para os pais, pois nessa hora de dar suporte para a decisão dos filhos é preciso esta bem informado", concluiu Salazar.

Graduação no ICMC

O ICMC oferece os seguintes cursos de graduação: Bacharelado em Ciências de Computação; Bacharelado em Estatística; Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica; Bacharelado em Sistemas de Informação; Bacharelado e Licenciatura em Matemática; Engenharia de Computação; e Licenciatura em Ciências Exatas. Mais informações sobre os cursos neste link.

Informações
Assessoria de Comunicação do ICMC
Tel. (16) 3373-9666
comunica@icmc.usp.br