quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Boas-vindas aos calouros com excelência reconhecida

Com mais uma menção honrosa em 2012, a Semana de Recepção dos Calouros do ICMC é a mais premiada entre todas as Unidades da USP


Texto: Neylor Fabiano / Foto: Silvio Pomin

A Semana de Recepção aos Calouros da Universidade de São Paulo foi instituída em 1998, e desde então ocorre anualmente com o objetivo de receber, integrar e prestar informações importantes aos ingressantes dos cursos de graduação da USP. As atividades são organizadas de forma independente por cada uma das Unidades da USP, e a melhor programação é premiada pela Pró-Reitoria de Graduação.

Palestra com Prof. José C. Cintra
Em 2012, a Semana de Recepção aos Calouros do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), no campus de São Carlos, recebeu menção honrosa pelo seu conjunto de atividades. Com o tema Seu calouro tem muitas perguntas, não tenha dúvida na hora de ajudá-lo, o Instituto deu as boas-vindas aos seus aproximadamente 300 ingressantes entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março, com palestras aos ingressantes, reunião com os pais, dinâmicas em grupo e visitas culturais. Além de apresentar aos calouros a infraestrutura do ICMC e do campus, a programação contou com atividades sociais como arrecadação de donativos e plantio de árvores. Veja a programação completa e algumas fotos dessas atividades.

A organização deste ano ficou por conta de uma comissão presidida constituída pelos docentes Carlos H. Grossi Ferreira, Cibele M. Russo Noveli, José Fernando Rodrigues Junior, Seiji Isotani e Renata Pontin M. Fortes (presidente); pelos funcionários Ana Oneide A. Sáles, Fernanda M. Ortega Magro e Marília Finazzi A. Marino; e por representantes discentes das Secretarias Acadêmicas vinculadas aos cursos do ICMC.

Histórico de excelência

Logo no primeiro ano em que passou a ser promovida, em 1999, a Semana de Recepção aos Calouros do ICMC recebeu menção honrosa. Com outras três menções (2006, 2007 e 2012) e um prêmio de melhor Semana, em 2008, o Instituto torna-se a Unidade da USP com maior número de reconhecimentos nesse tipo de atividade.

Palestra com a SAECOMP
Um dos destaques fica por conta da Calourada Solidária, atividade que procura unir a coibição aos trotes violentos à ações de caráter social. A iniciativa é coordenada pelos alunos integrantes do CAASO (Centro Acadêmico Armando Salles de Oliveira), com participação da SACIM (Secretaria Acadêmica da Computação, Informática, Matemática e Estatística) e da SAECOMP (Secretaria Acadêmica da Engenharia de Computação).

O julgamento do Prêmio Semana de Recepção aos Calouros é feito pelo GT Pró-Calouro, e os critérios utilizados estão relacionados à adequação das atividades aos valores da USP; à sua capacidade de promover rápida assimilação desses valores pelos ingressantes; ao estímulo da integração dos ingressantes com os alunos veteranos; e à utilização de formas de recepcionar os calouros destituídas de abusos e violências. A Unidade vencedora recebe uma escultura itinerante de autoria da artista plástica Carmela Gross, da ECA-USP, que fica por um ano exposta na Unidade. 

Mais informações no site da Pró-Reitoria de Graduação.