terça-feira, 24 de julho de 2012

Tese do ICMC vence concurso da Sociedade Brasileira de Computação

Robson Cordeiro
(Foto: CV Lattes)
A tese de doutorado Data mining in large sets of complex data, de autoria de Robson Leonardo Ferreira Cordeiro, egresso do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, recebeu  prêmio de primeiro lugar no XXV Concurso de Teses e Dissertações, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação.  

O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Caetano Traina Júnior e defendido em 2011 junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (PPG-CCMC) do Instituto. A tese contou também com co-orientação do Prof. Christos Faloutsos, da Carnegie Mellon University (EUA).

Cordeiro, que hoje desenvolve seu pós-doutorado junto ao Grupo de Base de Dados e Imagens (GBdI) do ICMC, é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista (2002), Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Doutor em Ciências da Computação e Matemática Computacional pelo ICMC (2011), com período sanduíche de um ano na Carnegie Mellon

A Diretoria do ICMC e a Coordenação do PPG-CCMC parabenizam todos os envolvidos pela distinção e pela relevante contribuição com o campo científico.

Sobre o evento

O concurso foi parte das atividades do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), que ocorreu entre os dias 16 e 19 de julho em Curitiba-PR, e premiou as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado da área de Computação do país defendidas em 2011. Os critérios de avaliação foram os resultados científicos e tecnológicos do trabalho, bem como seu potencial de impacto na sociedade e no estado da arte na área de Computação. 

A premiação foi entregue durante CSBC, e a tese será publicada pela editora Springer na série SpringerBriefs in Computer Science.

Mais informações: www.imago.ufpr.br/csbc2012/