quinta-feira, 5 de julho de 2012

ICMC oferece minicursos na área de Matemática durante as férias

Durante o perído de férias irá ocorrer no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos, os seguintes minicurso: Topologia e Geometria de singularidades reais e “Centers and limit cycles in polynomial systems of ODEs”.

O curso de Topologia e Geometria de singularidades reais ocorre entre os dias 16 de julho a 2 de agosto. O curso é gratuito e será ministrado por Nicolas Andre Oliver Dutertre, na sala 5-101, de segunda a sexta-feira, das 16h às 17h.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link até o dia 13 de julho.

Conteúdo Programático:

1. Revisão dos resultados da topologia diferencial e geometria diferencial;
2. Resultados básicos sobre a topologia de conjuntos semi-algebricos e semi-analíticos reais;
3. Métodos para o cálculo de invariantes topológicos de conjuntos semi-analíticos reais;
4. Resultados sobre a geometria de conjuntos semi-algébricos e semi-analíticos reais.

O curso “Centers and limit cycles in polynomial systems of ODEs” será ministrado por Valery Georgievich Romanovsky e ocorrerá entre os dias 16 e 21 de julho de segunda a sexta das 16h às 18h na sala 5-103. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 13 de julho pelo link

Descrição do curso:
Trata- se um minicurso introdutório, ministrado por visitante do ICMC, professor com muita experiência na investigação do problema do foco centro, autor de livro sobre o tema. No minicurso o algorítmo desenvolvido pelo ministrante para o "estudo da ciclicidade de centros planares", baseado no uso de softwares como Singular será apresentado. Os participantes terão oportunidade de compreender a ferramenta proposta, suas vantagens e aplicações na investigação do problema do foco centro. Tema de grande interesse atualmente dentro da Teoria Qualitativa das EDO´s.