quinta-feira, 26 de julho de 2012

ICMC reúne especialistas em workshop sobre cibernética avançada

Por: Fernanda Vilela

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP de São Carlos, realizará no próximo dia 10 de agosto o Workshop de Cibernética Avançada (Workshop on Advanced Cybernetics)O evento acontecerá no Auditório Pau-Brasil (Bloco 6), das 8h às 18h, e tem como objetivo reunir especialistas da área de microeletrônica, debatendo uma solução tecnológica para realizar interfaces cérebro-computador e seu acoplamento com dispositivos robóticos. 

O workshop reunirá também pesquisadores do ramo de engenharia de materiais, engenharia biomédica, robótica, nanotecnologia e neurocientistas. Com isso, busca criar um núcleo de pesquisa envolvendo pesquisadores brasileiros e americanos, além de produzir novos métodos, produtos e suas respectivas patentes, tentando licenciá-los para indústrias locais no Brasil ou para empresas multinacionais com atividades no país.

O público-alvo do evento são pesquisadores, estudantes de pós-graduação, graduação e membros da comunidade em geral. Durante o workshop, haverá a participação de 15 especialistas, que debaterão temas como exo-esqueletos, nanomedicina, interfaces neuronais, microfabricação a laser, mapeamento 3D do corpo humano e chips biocompatíveis.

Stephen Saddow
Além disso, a atividade encerra a primeira visita de trabalho ao ICMC do pesquisador americano Stephen Saddow, da Universidade do Sul da Flórida (USF), nos Estados Unidos. Saddow, que é uma das referências mundiais na área da biocibernética, visitará o Instituto por outras duas  ocasiões, ao longo dos três anos em que o Projeto e fabricação de chips implantáveis utilizando materiais biocompatíveis para interfaces cibernéticas avançadas será desenvolvido. Nesta primeira vinda, o pesquisador ministrou também palestras para pós-graduandos do ICMC e do campus. A iniciativa faz parte do programa Ciência sem Fronteiras.

Além de Saddow, o workshop terá participação especial de Cleber Renato Mendonça, Valtencir Zucolotto e Reynaldo Daniel Pinto, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC); Adriano Almeida Gonçalves Siqueira, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC); Carlos Alberto dos Reis Filho, da Universidade Federal do ABC (UFABC) e Dilvan de Abreu Moreira, José Carlos Maldonado e Mário Alexandre Gazziro, do ICMC.

O ICMC fica no campus 1 da USP São Carlos, situado na Av. Trabalhador São-carlense, 400.

Mais informações: www.icmc.usp.br/~wac