quinta-feira, 26 de julho de 2012

Empresa júnior do ICMC está entre as 20 melhores do Brasil

Classificação foi divulgada pela Brasil Júnior - Confederação Brasileira de Empresas Juniores, órgão máximo regulador do Movimento Empresa Júnior no país

Por Fernanda Vilela

A ideia e o conceito de empresa júnior foram trazidos ao Brasil em 1988, pela Câmara de Comércio e Indústria Franco-Brasileira. Quatro anos mais tarde, surgia a ICMC Júnior, organização gerida por alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos. Neste ano, a ICMC Júnior foi classificada entre as 20 melhores empresas juniores do país, segundo prévia do ranking divulgada pela Brasil Júnior - Confederação Brasileira de Empresas Juniores. 

O presidente da ICMC Júnior e estudante do 4º ano do curso de Ciências de Computação, Matheus Boscariol, está na empresa há pouco mais de três anos e explicou que o título veio acompanhado do crescimento da empresa nos últimos anos. Segundo ele, em 2009 os membros entregaram apenas um projeto e, somente em 2011, foram 13 projetos entregues aos clientes, que são reais e cobram a empresa da mesma forma que qualquer outro empreendimento. “A ideia da ICMC Júnior é colocar o que aprendemos na sala de aula em prática”, explicou. 


Boscariol contou um pouco sobre os objetivos do empreendimento, que atualmente conta com 34 membros. “A ICMC Júnior está caminhando para ser a melhor do Brasil, e é isso o que buscamos. Esperamos que nossos sucessores sejam melhores que nós, pois essa é a filosofia da empresa júnior, não há competição nem concorrência”.

Associados da ICMC Júnior durante apresentação
aos alunos de graduação. (Foto: Arquivo ICMC Júnior)
O vice-presidente e aluno do 3º ano do curso de Estatística, Luiz Gustavo de Souza Bravo, disse que a empresa, que neste ano completa duas décadas de existência, trabalha com baixos custos. “Não temos manutenção, por exemplo, de um funcionário, porém não temos um lucro exorbitante como uma empresa comum”, afirmou. 

O mérito de estar entre as 20 melhores do país, segundo Bravo, foi conseguido graças ao empenho dos membros. “Mesmo com as dificuldades em alguns momentos, garantimos o melhor ambiente, pensando no futuro da empresa. Se não fazemos um bom trabalho hoje, amanhã pode ser que não exista nenhum membro aqui, deixando nossos processos desestruturados”. Bravo disse ainda que o intuito de uma empresa júnior é fomentar o desenvolvimento dos membros e das micro e pequenas empresas. “O membro da ICMC Júnior precisa ser pró-ativo e ter vontade de aprender novas coisas”. 

Os dirigentes explicaram que a empresa júnior é uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Segundo eles, algumas grandes corporações já possuem foco na área de empreendedores juniores, tendo, inclusive, processos seletivos específicos para estes profissionais. “Às vezes as pessoas acham que estamos ‘brincando de empresa’, mas existe muito aprendizado por trás disso”, disse o vice-presidente. 


Como participar


Segundo os integrantes, a ICMC Júnior realiza seus processos seletivos no início de cada semestre letivo, sendo estes divulgados no campus por meio de cartazes e mensagens eletrônicas. Também são ministradas palestras para apresentar aos alunos não apenas a empresa e o trabalho realizado, mas também o movimento no qual ela está inserida. 

Para se inscrever, o graduando precisa estar matriculado em qualquer dos cursos oferecido pelo Instituto. Cada processo seletivo possui duas fases. A primeira é constituída de uma dinâmica de grupo, um teste e uma entrevista individual - todos de caráter eliminatório. Na segunda fase, o candidato aprovado como trainee ingressa para um período de treinamentos e avaliações. Encerrado esse período, ocorre a efetivação ou desligamento do candidato, de acordo com seu desempenho avaliado pelos membros da empresa. 

Mais informações: 
ICMC Júnior

Tel. (16) 3373-9704