quarta-feira, 11 de julho de 2012

ICMC realiza Workshop Internacional de Singularidades entre os dias 22 a 27 de julho


Por: Davi Marques Pastrelo

Entre os dias 22 a 27 de julho, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos, realiza o Workshop on Real and Complex Singularities. Este ano o evento homenageia o 60º aniversário do Professor Shyuichi Izumiya.

O grupo de Singularidades:

O grupo de singularidades da USP de São Carlos, iniciado pelo professor Gilberto Francisco Loibel, foi fortalecido pela determinação e entusiasmo de seus alunos, em especial o professor Luiz Antonio Favaro e a professora Maria Aparecida Soares Ruas (Cidinha).
Um dos destaques do grupo é a organização da conferência internacional bienal Workshop on Real and Complex Singularities que tornou-se uma tradição nos eventos internacionais sobre a teoria das singularidades. Permitiu ao grupo manter contato contínuo com grupos de outros países, e resultou em colaboração de pesquisadores do ICMC com líderes na área de singularidades.

Confira a programação completa do evento no site http:


Escola de Teoria da Singularidades:

Durante o período de 16 a 21 de julho, ocorre também a "Escola de Teoria das Singulariadades" antes do Workshop Internacional. Este evento é destinado principalmente para jovens pesquisadores e estudantes de pós-graduação e é composto dos seguintes minicursos:

  • Lê Dung Tráng (ICTP, Italy) - Não isoladas singularidades - Segunda (16) à quinta-feira (19) das 8:45 às 10:15. 
  • David Mond (University of Warwick, UK) - A singularidade de mapas - Segunda (16) à quinta-feira (19) das 10:45 às 12:15. 
  • Hans Schönemann  (University of Kaiserslautern, Germany) - Bases de Groebner e além - uma introdução para o Singular de CAS - Segunda (16) à quinta-feira (19) das 14:00 às 15:30. 
  • Nicolas Dutertre (Aix-Marseille Université, France) - Topologia e geometria das singularidades reais - Segunda (16) à sexta-feira (20) das 16:00 às 17:00. 
  • Valery Romanovsky (University of Maribor, Slovenia) - Centros e ciclos de limite em sistemas polinomiais das ODEs - Segunda (16) à sexta-feira (20) das 17:10 às 18:10.
Na sexta e sábado da programação da "Escola de Teoria das Singularidades" teremos também o Real and Complex Singularities of Brazilian and Japanese Young researchers meeting.
   
Informações
Seção de Eventos do ICMC
(16) 3373-9146
eventos@icmc.usp.br