segunda-feira, 30 de julho de 2012

CEPID em Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria será sediado no ICMC

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, será a sede do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI). A proposta foi submetida à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) em 2011 pelo Prof. Dr. José Alberto Cuminato, docente do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC.

Além de Cuminato, Diretor do CEPID-CeMEAI, outros dois docentes do ICMC integram a coordenação do Centro: no cargo de Coordenador de Educação e Difusão do Conhecimento está o Prof. Dr. José Carlos Maldonado, do Departamento de Sistemas de Computação; e na função de Coordenador de Transferência de Tecnologia, o Prof. Dr. Francisco Louzada Neto, do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística. 

Prof. Cuminato, Prof. Maldonado e Prof. Louzada
Com foco nas atividades de pesquisa, inovação e difusão, o CEPID-CeMEAI contará com investimentos na ordem de 17 milhões de reais no decorrer dos cinco anos de duração do projeto. Após esse prazo, o CEPID pode ser renovado por mais dois períodos de três anos cada. As atividades serão desenvolvidas nas áreas de Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluídos Computacional, Avaliação de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC, o CEPID-CeMEAI conta com outras cinco instituições associadas: o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (CCET-UFSCar); o Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-UNICAMP);  Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (IBILCE-UNESP); a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP); o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE); e Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP). 

Sobre os CEPID


Os primeiros CEPIDs foram criados pela FAPESP em 2000, com o objetivo de estabelecer um novo  paradigma para a organização da pesquisa científica. Os Centros desenvolvem pesquisas na fronteira do conhecimento e, ao mesmo tempo, realizam a transferência dos seus resultados para diferentes níveis do governo, de forma a subsidiar políticas públicas; para o setor privado, na forma de novas tecnologias; e para estudantes e professores do ensino médio, por meio de cursos de extensão, graduação e pós-graduação.


Na base de suas atividades, um CEPID tem como missão central ao longo da sua existência constituir um Centro de Classe Mundial em Pesquisa no foco de seu interesse.

Mais informações: www.fapesp.br/54

Defesas e qualificações da semana - 30 de julho a 3 de agosto

Qualificação de Doutorado - Ciências de Computação e Matemática Computacional
Escrita Científica em Português por Hispanofalantes
Aluno(a): Lianet Sepúlveda Torres
Orientador(a): Sandra Maria Aluísio
Quando: segunda-feira, 30 de julho, às 14h
Onde: sala 3-103
-------------------

Qualificação de Doutorado - Ciências de Computação e Matemática Computacional
Uma abordagem de controle realimentado para gerenciamento autonômico de datacenters baseada em algoritmos auto-adaptativos distribuídos de balanceamento de carga em computação em nuvem
Aluno(a): Edwin Luis Choquehuanca Mamani
Orientador(a): Francisco José Monaco
Quando: sexta-feira, 3 de agosto, às 9h
Onde: sala 3-103
-------------------

Informações
Serviço de Pós-Graduação
Tel. (16) 3373-9638

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Evento de singularidades do ICMC é referência mundial

Instituto sediou um dos maiores eventos internacionais de singularidades e atraiu os principais pesquisadores estrangeiros da área


Texto/fotos: Davi Marques Pastrelo

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos, realizou neste mês de julho de 2012 dois importantes eventos na área de singularidades, campo da matemática que trata da geometria e da topologia de espaços e aplicações definidos por polinômios ou equações analíticas, que não são regulares. Entre os dias 16 a 21, ocorreu a Escola de Teoria das Singularidades e, na semana seguinte, de 22 a 27 de julho, o Instituto sediou mais uma edição do Workshop on Real and Complex SingularitiesAmbos eventos foram destinados principalmente a jovens pesquisadores e estudantes de pós-graduação. 

Considerado um dos maiores eventos mundiais dessa área, o Workshop on Real and Complex Singularities realizou neste ano sua 12ª edição, reunindo mais de 150 pesquisadores de diversos países, como Japão, Estados Unidos, Canadá, França, Itália, Espanha, Polônia, México e Brasil. Neste ano, o workshop homenageou o aniversário de 60 anos do pesquisador Shyuichi Izumiya.

Profa. Ruas e Prof. Brasselet
Historicamente, esse foi o primeiro evento regularmente promovido pelo ICMC a se tornar de abrangência internacional. Segundo a Profa. Dra. Maria Aparecida Soares Ruas, docente do Departamento de Matemática do ICMC e membro do comitê científico do evento, após 22 anos, este é o principal evento internacional da área com periodicidade bienal. A cada edição o workshop cresce em número de participantes. Através dele, pesquisadores estrangeiros podem conhecer a estrutura do Instituto, e isso pode promover a formação de recursos humanos na área de singularidades e de outras áreas próximas, além de contribuir com a continuidade das pesquisas”, explicou. Ruas disse ainda que o workshop é importante para pesquisadores e alunos pois, através dele, muitos conseguem oportunidades para cursar mestrado e doutorado no exterior. 

Esse fator de inserção internacional também foi ressaltado pelo professor Jean-Paul Brasselet, da Universidade de Aix-Marseille, na França. Ele destacou que o evento é o único da área realizado regularmente a cada dois anos com caráter internacional, e possibilita aos pesquisadores continuarem seus estudos em outros países. Já para o participante Jorge Luiz Deolindo Silva, doutorando em Matemática do ICMC, o workshop é uma excelente oportunidade de conseguir novos contatos acadêmicos e profissionais, além de conhecer novas pesquisas desenvolvidas na área.  



Prof. Izumiya
Para pesquisador japonês Shyuichi Izumiya, homenageado no evento, o Brasil possui um grande potencial de crescimento na área de singularidades. E a maior parte deste potencial em recursos humanos está concentrada no ICMC, onde há um bom número de pesquisadores de alta qualidade. Izumiya atua no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Hokkaido, no Japão, onde desenvolveu sua carreira acadêmica, formando-se Bacharel em Matemática em 1971. Em 1978, concluiu seu mestrado e, em 1984, titulou-se Doutor em Matemática por essa instituição. Atualmente, suas pesquisas concentram-se nas áreas de geometria hiperbólica, geometria clássica diferencial e áreas afins da física, como teoria de gravitação. 


O Grupo de Singularidades do ICMC


A teoria das singularidades usa técnicas de vários ramos da matemática e contribui no desenvolvimento de áreas dentro e fora desse campo, como a geometria algébrica, teoria de nós, óptica, robótica e visão computacional. São as amplas aplicações dessa teoria que fizeram o seu sucesso, principalmente durante as últimas três décadas.

Um dos organizadores do workshop, o espanhol Raúl Oset Sinha, afirmou que o Grupo de Singularidades do ICMC é o maior do mundo em sua área. “Durante as palestras plenárias deste ano é possível constatar que há muitas menções às pesquisas desenvolvidas no ICMC. Atualmente são cerca de onze pesquisadores do Instituto que trabalham no campo de singularidades. Isso fez com que São Carlos se tornasse referência na área, e colocou o ICMC no mapa mundial do campo de singularidades”, completou.  

A professora Maria Aparecida Ruas explicou que o grupo teve origem na década de 1980, quando  ela ainda era aluna, e destacou a participação ativa dos professores Gilberto Loibel e Luiz Favaro. A internacionalização do grupo, no entanto, se fortaleceu a partir da década de 1990.

Desde seus primórdios, o grupo teve como destaque a organização dessa conferência internacional bienal, o Workshop on Real and Complex Singularities, que se tornou uma referência mundial. O evento permitiu ao grupo manter contato contínuo com grupos de outros países, e resultou em colaboração de pesquisadores do ICMC com líderes na área de singularidades.  

Mais informações

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Empresa júnior do ICMC está entre as 20 melhores do Brasil

Classificação foi divulgada pela Brasil Júnior - Confederação Brasileira de Empresas Juniores, órgão máximo regulador do Movimento Empresa Júnior no país

Por Fernanda Vilela

A ideia e o conceito de empresa júnior foram trazidos ao Brasil em 1988, pela Câmara de Comércio e Indústria Franco-Brasileira. Quatro anos mais tarde, surgia a ICMC Júnior, organização gerida por alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos. Neste ano, a ICMC Júnior foi classificada entre as 20 melhores empresas juniores do país, segundo prévia do ranking divulgada pela Brasil Júnior - Confederação Brasileira de Empresas Juniores. 

O presidente da ICMC Júnior e estudante do 4º ano do curso de Ciências de Computação, Matheus Boscariol, está na empresa há pouco mais de três anos e explicou que o título veio acompanhado do crescimento da empresa nos últimos anos. Segundo ele, em 2009 os membros entregaram apenas um projeto e, somente em 2011, foram 13 projetos entregues aos clientes, que são reais e cobram a empresa da mesma forma que qualquer outro empreendimento. “A ideia da ICMC Júnior é colocar o que aprendemos na sala de aula em prática”, explicou. 


Boscariol contou um pouco sobre os objetivos do empreendimento, que atualmente conta com 34 membros. “A ICMC Júnior está caminhando para ser a melhor do Brasil, e é isso o que buscamos. Esperamos que nossos sucessores sejam melhores que nós, pois essa é a filosofia da empresa júnior, não há competição nem concorrência”.

Associados da ICMC Júnior durante apresentação
aos alunos de graduação. (Foto: Arquivo ICMC Júnior)
O vice-presidente e aluno do 3º ano do curso de Estatística, Luiz Gustavo de Souza Bravo, disse que a empresa, que neste ano completa duas décadas de existência, trabalha com baixos custos. “Não temos manutenção, por exemplo, de um funcionário, porém não temos um lucro exorbitante como uma empresa comum”, afirmou. 

O mérito de estar entre as 20 melhores do país, segundo Bravo, foi conseguido graças ao empenho dos membros. “Mesmo com as dificuldades em alguns momentos, garantimos o melhor ambiente, pensando no futuro da empresa. Se não fazemos um bom trabalho hoje, amanhã pode ser que não exista nenhum membro aqui, deixando nossos processos desestruturados”. Bravo disse ainda que o intuito de uma empresa júnior é fomentar o desenvolvimento dos membros e das micro e pequenas empresas. “O membro da ICMC Júnior precisa ser pró-ativo e ter vontade de aprender novas coisas”. 

Os dirigentes explicaram que a empresa júnior é uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Segundo eles, algumas grandes corporações já possuem foco na área de empreendedores juniores, tendo, inclusive, processos seletivos específicos para estes profissionais. “Às vezes as pessoas acham que estamos ‘brincando de empresa’, mas existe muito aprendizado por trás disso”, disse o vice-presidente. 


Como participar


Segundo os integrantes, a ICMC Júnior realiza seus processos seletivos no início de cada semestre letivo, sendo estes divulgados no campus por meio de cartazes e mensagens eletrônicas. Também são ministradas palestras para apresentar aos alunos não apenas a empresa e o trabalho realizado, mas também o movimento no qual ela está inserida. 

Para se inscrever, o graduando precisa estar matriculado em qualquer dos cursos oferecido pelo Instituto. Cada processo seletivo possui duas fases. A primeira é constituída de uma dinâmica de grupo, um teste e uma entrevista individual - todos de caráter eliminatório. Na segunda fase, o candidato aprovado como trainee ingressa para um período de treinamentos e avaliações. Encerrado esse período, ocorre a efetivação ou desligamento do candidato, de acordo com seu desempenho avaliado pelos membros da empresa. 

Mais informações: 
ICMC Júnior

Tel. (16) 3373-9704

ICMC reúne especialistas em workshop sobre cibernética avançada

Por: Fernanda Vilela

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP de São Carlos, realizará no próximo dia 10 de agosto o Workshop de Cibernética Avançada (Workshop on Advanced Cybernetics)O evento acontecerá no Auditório Pau-Brasil (Bloco 6), das 8h às 18h, e tem como objetivo reunir especialistas da área de microeletrônica, debatendo uma solução tecnológica para realizar interfaces cérebro-computador e seu acoplamento com dispositivos robóticos. 

O workshop reunirá também pesquisadores do ramo de engenharia de materiais, engenharia biomédica, robótica, nanotecnologia e neurocientistas. Com isso, busca criar um núcleo de pesquisa envolvendo pesquisadores brasileiros e americanos, além de produzir novos métodos, produtos e suas respectivas patentes, tentando licenciá-los para indústrias locais no Brasil ou para empresas multinacionais com atividades no país.

O público-alvo do evento são pesquisadores, estudantes de pós-graduação, graduação e membros da comunidade em geral. Durante o workshop, haverá a participação de 15 especialistas, que debaterão temas como exo-esqueletos, nanomedicina, interfaces neuronais, microfabricação a laser, mapeamento 3D do corpo humano e chips biocompatíveis.

Stephen Saddow
Além disso, a atividade encerra a primeira visita de trabalho ao ICMC do pesquisador americano Stephen Saddow, da Universidade do Sul da Flórida (USF), nos Estados Unidos. Saddow, que é uma das referências mundiais na área da biocibernética, visitará o Instituto por outras duas  ocasiões, ao longo dos três anos em que o Projeto e fabricação de chips implantáveis utilizando materiais biocompatíveis para interfaces cibernéticas avançadas será desenvolvido. Nesta primeira vinda, o pesquisador ministrou também palestras para pós-graduandos do ICMC e do campus. A iniciativa faz parte do programa Ciência sem Fronteiras.

Além de Saddow, o workshop terá participação especial de Cleber Renato Mendonça, Valtencir Zucolotto e Reynaldo Daniel Pinto, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC); Adriano Almeida Gonçalves Siqueira, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC); Carlos Alberto dos Reis Filho, da Universidade Federal do ABC (UFABC) e Dilvan de Abreu Moreira, José Carlos Maldonado e Mário Alexandre Gazziro, do ICMC.

O ICMC fica no campus 1 da USP São Carlos, situado na Av. Trabalhador São-carlense, 400.

Mais informações: www.icmc.usp.br/~wac

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Artigo do ICMC é premiado em conferência internacional de computação evolutiva

Rodrigo Barros e o Prof. André Carvalho
Pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, tiveram um artigo premiado na Genetic and Evolutionary Computation Conference (GECCO 2012), o maior evento da área de computação evolutiva do mundo. A conferência ocorreu entre os dias 7 e 11 de julho, na Filadélfia (EUA).

O trabalho A Hyper-Heuristic Evolutionary Algorithm for Automatically Designing Decision-Tree Algorithms recebeu o prêmio de melhor artigo nas categorias Integrative Genetic and Evolutionary Computation, Self-* Search e Search Based Software Engineering.

Os autores são Rodrigo Coelho Barros, doutorando do Laboratório de Computação Bioinspirada (BioCom) do ICMC; seu orientador, o Prof. Dr. André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, também do BioCom-ICMC; o Prof. Dr. Márcio Porto Basgalupp, da UNIFESP de São José dos Campos-SP; e o co-orientador do trabalho Prof. Dr. Alex A. Freitas, pesquisador da University of Kent de Canterbury, no Reino Unido.

Com o resultado, os autores foram convidados a submeter o artigo para a revista Evolutionary Computation Journal, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), classificada como Qualis A1 (a nota mais elevada na classificação da CAPES para produção intelectual).

A Diretoria do ICMC parabeniza os autores pela importante contribuição científica e pelo merecido reconhecimento.

Mais informações: www.sigevo.org/gecco-2012/

terça-feira, 24 de julho de 2012

Tese do ICMC vence concurso da Sociedade Brasileira de Computação

Robson Cordeiro
(Foto: CV Lattes)
A tese de doutorado Data mining in large sets of complex data, de autoria de Robson Leonardo Ferreira Cordeiro, egresso do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, recebeu  prêmio de primeiro lugar no XXV Concurso de Teses e Dissertações, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação.  

O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Caetano Traina Júnior e defendido em 2011 junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (PPG-CCMC) do Instituto. A tese contou também com co-orientação do Prof. Christos Faloutsos, da Carnegie Mellon University (EUA).

Cordeiro, que hoje desenvolve seu pós-doutorado junto ao Grupo de Base de Dados e Imagens (GBdI) do ICMC, é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista (2002), Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005) e Doutor em Ciências da Computação e Matemática Computacional pelo ICMC (2011), com período sanduíche de um ano na Carnegie Mellon

A Diretoria do ICMC e a Coordenação do PPG-CCMC parabenizam todos os envolvidos pela distinção e pela relevante contribuição com o campo científico.

Sobre o evento

O concurso foi parte das atividades do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), que ocorreu entre os dias 16 e 19 de julho em Curitiba-PR, e premiou as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado da área de Computação do país defendidas em 2011. Os critérios de avaliação foram os resultados científicos e tecnológicos do trabalho, bem como seu potencial de impacto na sociedade e no estado da arte na área de Computação. 

A premiação foi entregue durante CSBC, e a tese será publicada pela editora Springer na série SpringerBriefs in Computer Science.

Mais informações: www.imago.ufpr.br/csbc2012/

ICMC anuncia resultado do Prêmio Gutierrez 2012

Yuri Lima
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, tem o prazer de anunciar o resultado do Prêmio Carlos Gutierrez de Teses de Doutorado de 2012A cerimônia de premiação acontecerá no dia 29 de agosto, às 14 horas, no auditório Pau-Brasil. 

O ganhador é Yuri Gomes Lima, por sua tese de doutorado Dynamics of Sets of Zero DensityLima nasceu em Fortaleza-CE, e é Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2006), Mestre em Matemática pela mesma instituição (2008) e Doutor em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com período sanduíche na Ohio State University, EUA. Atualmente faz pós-doutorado no Weizmann Institute of Science, em Israel.

Menções honrosas

O ICMC também oferece duas menções honrosas. A primeira vai para Ivaldo Paz Nunes, por sua tese de doutorado Rigidity of Area-Minimizing Hyperbolic Surfaces in Three-ManifoldsNunes nasceu em São Luís-MA e cursou o ensino médio no CEFET-MA. Concluiu o curso de licenciatura plena em Matemática na Universidade Federal do Maranhão em 2005. Concluiu o mestrado e o doutorado em Matemática no IMPA em 2007 e 2011, respectivamente, onde atualmente é pós-doutorando.

Ivaldo Nunes (à esq.) e Lino Grama
A outra menção honrosa vai para Lino Anderson da Silva Grama, por sua tese de doutorado Equigeodésicas e aplicações equiharmônicas em variedades generalizadas. O pesquisador nasceu em São Paulo, mas mudou-se para Poços de Caldas-MG com cinco anos. Iniciou seus estudos de Matemática em São João da Boa Vista-SP. Cursou mestrado e doutorado em Matemática no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da UNICAMP, tendo realizado estágios de pesquisa na Universidade de Edimburgo (Escócia) e na Universidade de Viena (Áustria). Fez estágio de pós-doutorado no IMECC, onde atualmente é Professor Doutor. 


Sobre o Prêmio Gutierrez


O Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon é uma iniciativa do ICMC apoiada pela  Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) que visa premiar a cada ano a melhor tese de doutorado em Matemática defendida no Brasil.

Prof. Carlos Gutierrez
O prêmio homenageia o renomado pesquisador peruano Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon (1944-2008). Gutierrez veio ao Brasil em 1969, quando conseguiu uma bolsa de estudos para estudar  no IMPA, onde titulou-se Mestre e Doutor em Matemática. Nessa instituição, onde trabalhou até 1999, começou como Professor Assistente e chegou à posição de Titular. Durante o período, visitou vários importantes centros em Matemática como a University of California em Berkeley e o California Institute of Technology.

Após deixar o IMPA, Gutierrez atuou como professor titular no ICMC, onde deu grande contribuição com a fundação e organização de um novo grupo de pesquisa. Em sua carreira, publicou mais de setenta artigos, orientou sete alunos de doutorado e vinte de mestrado.

Para mais informações, acesse www.icmc.usp.br/~premiogutierrez/

Informações
Serviço de Pós-Graduação do ICMC
Tel. (16) 3373-9638

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Concurso para Professor Doutor em Ciências de Computação recebe inscrições até 3 de setembro

Estão abertas até o dia 3 de setembro de 2012 as inscrições para concurso público para contratação de Professor Doutor (ref. MS-3), pelo Departamento de Ciências de Computação (SCC) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos. Trata-se de uma vaga, com salário inicial de R$ 8.715,12 (ref. julho/2012), a ser preenchida em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP)

As inscrições podem ser feitas pessoalmente, por procuração ou por correspondência na Assistência Acadêmica do ICMC, situada à Av. Trabalhador São-carlense, 400, em São Carlos, SP, para a Caixa Postal 668, CEP 13560-970, constando por fora do envelope "Concurso para Professor Doutor - Edital ATAc/ICMC/USP nº 028/2012”. 

As áreas de conhecimento em Ciências de Computação são: Inteligência Artificial; Banco de Dados; Computação Gráfica; Sistemas Hipermídia e Web; Sistemas Multimídia; Computação Bioinspirada; Processamento de Imagens e Visão Computacional; Processamento de Linguagens Naturais; Computação Ubíqua; Visualização Computacional; Processamento de Imagem e Recuperação.

O edital completo, com requisitos, documentação e prazos, pode ser acessado pelo link http://www.icmc.usp.br/~sacadem/concursos/edital-atacicmc-usp-no-0282012.html

Informações:
Assistência Acadêmica do ICMC
Tel.: (16) 3373-8109
sacadem@icmc.usp.br

O agave na cultura mexicana é tema de palestra no ICMC


O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, promove nesta quinta-feira, 26 de julho, a palestra O agave no México: tradição e culturaO evento ocorrerá às 14 horas no Auditório Prof. Luiz Antonio Favaro, e será apresentado por Silvia Torres Alamilla, da Faculdade de Ciências da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).

O agave, também chamado de maguey, era considerada uma planta sagrada no antigo México e ocupava um lugar privilegiado na vida religiosa e ritual, na mitologia mexicana. A palestra abordará as bebidas mexicanas extraídas do agave como o tequila e o pulque, os usos dessa planta na culinária, além da sua representação nas artes, como pintura, cinema e música.

A palestra conta com apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) do ICMC.

Informações
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9146

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Defesas e qualificações - 16 a 20 de julho

Pós-Graduação em Matemática
Defesa de Mestrado
Teoria de corpos de classe e aplicações
Aluno: Luan Alberto Ferreira
Orientador: Prof. Dr. Oziride Manzoli Neto
Quando: sexta-feira, 20 de julho, às 8h30
Onde: sala 3002
--------------------


Informações
Serviço de Pós-Graduação do ICMC
Tel. (16) 3373-9638
posgrad@icmc.usp.br

quarta-feira, 11 de julho de 2012

ICMC realiza Workshop Internacional de Singularidades entre os dias 22 a 27 de julho


Por: Davi Marques Pastrelo

Entre os dias 22 a 27 de julho, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos, realiza o Workshop on Real and Complex Singularities. Este ano o evento homenageia o 60º aniversário do Professor Shyuichi Izumiya.

O grupo de Singularidades:

O grupo de singularidades da USP de São Carlos, iniciado pelo professor Gilberto Francisco Loibel, foi fortalecido pela determinação e entusiasmo de seus alunos, em especial o professor Luiz Antonio Favaro e a professora Maria Aparecida Soares Ruas (Cidinha).
Um dos destaques do grupo é a organização da conferência internacional bienal Workshop on Real and Complex Singularities que tornou-se uma tradição nos eventos internacionais sobre a teoria das singularidades. Permitiu ao grupo manter contato contínuo com grupos de outros países, e resultou em colaboração de pesquisadores do ICMC com líderes na área de singularidades.

Confira a programação completa do evento no site http:


Escola de Teoria da Singularidades:

Durante o período de 16 a 21 de julho, ocorre também a "Escola de Teoria das Singulariadades" antes do Workshop Internacional. Este evento é destinado principalmente para jovens pesquisadores e estudantes de pós-graduação e é composto dos seguintes minicursos:

  • Lê Dung Tráng (ICTP, Italy) - Não isoladas singularidades - Segunda (16) à quinta-feira (19) das 8:45 às 10:15. 
  • David Mond (University of Warwick, UK) - A singularidade de mapas - Segunda (16) à quinta-feira (19) das 10:45 às 12:15. 
  • Hans Schönemann  (University of Kaiserslautern, Germany) - Bases de Groebner e além - uma introdução para o Singular de CAS - Segunda (16) à quinta-feira (19) das 14:00 às 15:30. 
  • Nicolas Dutertre (Aix-Marseille Université, France) - Topologia e geometria das singularidades reais - Segunda (16) à sexta-feira (20) das 16:00 às 17:00. 
  • Valery Romanovsky (University of Maribor, Slovenia) - Centros e ciclos de limite em sistemas polinomiais das ODEs - Segunda (16) à sexta-feira (20) das 17:10 às 18:10.
Na sexta e sábado da programação da "Escola de Teoria das Singularidades" teremos também o Real and Complex Singularities of Brazilian and Japanese Young researchers meeting.
   
Informações
Seção de Eventos do ICMC
(16) 3373-9146
eventos@icmc.usp.br

sexta-feira, 6 de julho de 2012

ICMC tem núcleo de pesquisa em aprendizado de máquina aprovado pela Reitoria

Por: Fernanda Vilela

A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP divulgou nesta terça-feira (3) o resultado da segunda fase do Programa da Reitoria de Incentivo à Pesquisa. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), do campus de São Carlos, teve um projeto aprovado pelo Programa.

O Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) em Aprendizado de Máquina em Análise de Dados (AMDA), coordenado pelo Prof. Dr. André Carlos Ponce de Leon de Carvalho, foi selecionado e receberá um investimento inicial de R$ 900 mil.

Segundo o coordenador, o objetivo principal deste projeto é a criação de um centro de pesquisa para estimular e facilitar a utilização de técnicas em aprendizado de máquina para resolver problemas reais de análise de dados, provenientes de outras áreas de conhecimento. "O incentivo será de grande importância para o fortalecimento e criação de parcerias nacionais e internacionais, desenvolvimento de projetos inter e multidisciplinares e formação de recursos humanos especializados", afirmou..

Além de 16 docentes da USP, participam do projeto aprovado 76 pesquisadores das seguintes instituições nacionais e estrangeiras:
Prof. André Carvalho
  • Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP
  • Universidade Federal do ABC - UFABC
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio
  • Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Universidade Tecnológica Federal do ParanáUFTPR
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA
  • IBM Brasil
  • Auckland University of Technology (Nova Zelândia)
  • Arizona State University (EUA)
  • Carnegie Mellon University (EUA)
  • Central Queensland University (Austrália)
  • Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Argentina)
  • East China Normal University (China)
  • Hong Kong Baptist University (Hong Kong)
  • Humboldt University (Alemanha)
  • Kyushu Institute of Technology (Japão)
  • Nanyang Technological University (Cingapura)
  • National Research Council of Canada (Canadá)
  • Norwegian University of Science and Technology (Noruega)
  • Rutgers University (EUA)
  • Technical University of Ostrava (República Tcheca)
  • The Ohio State University (EUA)
  • Universidad de Salamanca (Espanha)
  • Universidade do Porto (Portugal)
  • Universidad Nacional de Rosario (Argentina)
  • University of Alberta (Canadá)
  • University of California, Riverside (EUA)
  • University of Kent (Reino Unido)
  • University of Leipzig (Alemanha)
  • University of Lyon 2 (França)
  • University of Pittsburgh (EUA)
  • University of Regensburg (Alemanha)
  • University of Surrey (Reino Unido)
  • University of Texas, Austin (EUA)
  • Uppsala University (Suécia)


Sobre os NAPs

Os NAPs são órgãos de integração da Universidade de São Paulo, instituídos com o objetivo de reunir especialistas de uma ou mais Unidades e Órgãos em torno de programas de pesquisa de caráter interdisciplinar e/ou de apoio instrumental à pesquisa, tendo sua existência limitada ao cumprimento dos programas de atividades propostas.

Além do NAP-AMDA, o ICMC participa de outros três Núcleos: Centro de Matemática e Estatística Aplicadas à Indústria (CeMEAI), coordenado pelo Prof. Dr. José Alberto Cuminato; Centro de Robótica de São Carlos (CROB/SC), que tem como vice coordenadora a Profa. Dra. Roseli Aparecida Francelin Romero; e NAP em Software Livre (NAPSoL), coordenado pelo Prof. Dr. José Carlos Maldonado.

Mais informações: www.usp.br/prp/


Defesas e qualificações - 10 a 13 de julho


Defesa de Mestrado - Ciências de Computação e Matemática Computacional
Imitação de expressões faciais para aprendizado de emoções em robótica social
Aluna: Valéria de Carvalho Santos
Orientadora: Profa. Dra. Roseli Aparecida Francelin Romero
Quando: quinta-feira, 12 de julho, às 9h
Onde: sala 3002
--------------------

Informações
Serviço de Pós-Graduação do ICMC
Tel. (16) 3373-9638
posgrad@icmc.usp.br

quinta-feira, 5 de julho de 2012

ICMC abre processo seletivo para professor temporário

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, promove processo seletivo para contratação de Professor Contratado nível II (Assistente), por tempo determinado, para o Departamento de Matemática Aplicada e Estatística (SME). A jornada será de 12 horas semanais e o salário de R$ 1.080,05.

As inscrições estão abertas no período de 4 a 13 de julho de 2012, e devem ser feitas pessoalmente ou por procuração na Assistência Acadêmica do ICMC. Os prazos, critérios de seleção e documentação necessária podem ser consultados no edital, disponível na íntegra em:

Edital ATAc/ICMC/SME-USP nº 027/12:


Mais informações:
Assistência Acadêmica do ICMC
Av. Trabalhador São-carlense, 400
Caixa Postal 668 - CEP 13560-970
São Carlos-SP
E-mail: sacadem@icmc.usp.br
Tel. (16) 3373-8109

Pós-Doutorado e colaboração no ICMC

O Programa de Pós-Graduação em Matemática do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, conta com grande diversidade e qualidade de grupos de pesquisa. Para o verão de 2013, o ICMC convida a todos os jovens pesquisadores para passar um estágio pós-doutoral no Instituto. Além de desenvolver pesquisa, os jovens pesquisadores estão convidados a oferecer minicursos em suas área de pesquisa. 

O ICMC vai conceder auxílio financeiro (incluindo despesas de transporte) durante o período integral da permanência dos candidatos selecionados. O período mínimo de estágio pós-doutoral é de três semanas. A prioridade será dada aos candidatos com ótimo currículo e com plano de oferecimento de algum minicurso para grupos de pesquisa do ICMC,  com envolvimento dos alunos de pós-graduação.

Os candidatos devem se inscrever até dia 30 de setembro, enviando e-mail para verao@icmc.usp.br informando seguintes dados:
  1. Nome e afiliação;
  2. Nome de pesquisador no ICMC com o qual vai colaborar;
  3. Período de permanência no ICMC durante o verão;
  4. Anexar CV;
  5. Anexar um plano (incluindo tópicos) de oferecimento de minicurso no ICMC (optativo).

Última edição do ICMCotidi@no traz novidades


A última edição do ICMCotidi@no (ed. 97, abril à junho de 2012) traz muitas novidades. Novo formato, a volta da versão impressa, entrevistas, dicas e muitas outras atrações. Confira os principais destaques:
  • Destaque: Inserção internacional do ICMC;
  • Entrevista com o professor Gilberto Loibel;
  • Pesquisa: Sensores monitoram enchentes em São Carlos;
  • Grupo desenvolve jogos para computador;
  • Cobertura dos eventos realizados e agenda com os próximos eventos;
  • Por onde anda, com o egresso Tyciano Ribeiro;

Todas essas novidades vêm acompanhadas das já tradicionais editorias: premiações, visitas, "quem sou eu?", aniversariantes, humor, e outras.

ICMC oferece minicursos na área de Matemática durante as férias

Durante o perído de férias irá ocorrer no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos, os seguintes minicurso: Topologia e Geometria de singularidades reais e “Centers and limit cycles in polynomial systems of ODEs”.

O curso de Topologia e Geometria de singularidades reais ocorre entre os dias 16 de julho a 2 de agosto. O curso é gratuito e será ministrado por Nicolas Andre Oliver Dutertre, na sala 5-101, de segunda a sexta-feira, das 16h às 17h.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link até o dia 13 de julho.

Conteúdo Programático:

1. Revisão dos resultados da topologia diferencial e geometria diferencial;
2. Resultados básicos sobre a topologia de conjuntos semi-algebricos e semi-analíticos reais;
3. Métodos para o cálculo de invariantes topológicos de conjuntos semi-analíticos reais;
4. Resultados sobre a geometria de conjuntos semi-algébricos e semi-analíticos reais.

O curso “Centers and limit cycles in polynomial systems of ODEs” será ministrado por Valery Georgievich Romanovsky e ocorrerá entre os dias 16 e 21 de julho de segunda a sexta das 16h às 18h na sala 5-103. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 13 de julho pelo link

Descrição do curso:
Trata- se um minicurso introdutório, ministrado por visitante do ICMC, professor com muita experiência na investigação do problema do foco centro, autor de livro sobre o tema. No minicurso o algorítmo desenvolvido pelo ministrante para o "estudo da ciclicidade de centros planares", baseado no uso de softwares como Singular será apresentado. Os participantes terão oportunidade de compreender a ferramenta proposta, suas vantagens e aplicações na investigação do problema do foco centro. Tema de grande interesse atualmente dentro da Teoria Qualitativa das EDO´s. 

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Rede social de vereadores desenvolvida por egressos do ICMC vence 1ª Maratona Hacker

Por: Davi Marques Pastrelo



Uma rede social para os vereadores de São Paulo, desenvolvida por três ex-alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP de São Carlos, foi a vencedora da 1ª Maratona Hacker (Hackathon). Os autores do trabalho são os egressos Felipe Barreto Bergamo, Mauricio Tadayuki Sako e Wellington Hitoshi Mizobuchi, que integraram a equipe Chutaum. O concurso foi promovido pela Câmara Municipal de São Paulo com o objetivo de melhorar o acesso às informações públicas. 

A equipe vencedora concorreu com mais de 50 times, e venceu outros oito na final. O projeto da rede social, chamado de Vereadores.org, é baseado no Facebook e no Twitter, e exibe em sua página inicial as fotos dos 55 vereadores de São Paulo, cada uma com um botão "seguir”. No perfil de cada político, são exibidos os projetos que eles criaram e votaram, além dos resultados das votações e informações sobre projetos em tramitação na Câmara.

A Hackathon foi dividida em duas fases. Na primeira, que teve início 12 de maio, os participantes tinham 48 horas para criar um esboço do projeto. Na segunda etapa, os participantes tiveram duas semanas para desenvolver a ferramenta e entregá-la em forma de link. O objetivo foi desenvolver aplicativos na internet que usassem informações da Câmara de forma criativa e transparente.

A escolha dos projetos vencedores foi feita por uma comissão formada por representantes da Câmera Municipal, da Open Knowledge Foundation Brasil e da W3C Brasil. Durante quatro dias, os aplicativos finalistas receberam a votação do público por meio do site do concurso, que correspondeu a 25% da avaliação dos projetos. A equipe vencedora recebeu uma premiação no valor de R$ 7 mil, entregue dia 11 de junho no Palácio Anchieta.

Mais informações: www.vereadores.org

Horário de funcionamento da Biblioteca Achille Bassi durante o período de recesso escolar


A Biblioteca Achille Bassi informa que a partir de 10 de julho, em virtude do recesso escolar, o expediente será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, retornando as suas atividades normais em 30 de julho.

As renovações de empréstimo de livros poderão ser efetuadas on-line por meio do link: http://www.sibi.usp.br/buscaintegrada/ e para devoluções utilize a caixa 24 horas.

Atenciosamente,
Seção de Atendimento ao Usuário

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Projeto do ICMC propõe novos caminhos para a biocibernética

Segundo o pesquisador do Instituto, até 2030, chips implantados no cérebro serão comuns, devolvendo a capacidade de movimentos a deficientes físicos


Por Fernanda Vilela

As interfaces cérebro-máquina já auxiliam a vida de cerca de 200 mil deficientes físicos em todo o mundo. Agora, uma pesquisa do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, vai tentar ir ainda mais longe. O Projeto e fabricação de chips implantáveis utilizando materiais biocompatíveis para interfaces cibernéticas avançadas, aprovado pelo programa Ciência sem Fronteiras na categoria Visitante Especial, contempla uma parceria do ICMC com a Universidade do Sul da Flórida (USF), nos Estados Unidos, visando o intercâmbio de cientistas e alunos de graduação na área de biocibernética.

Gazziro: "Criaremos uma interface
totalmente sem fio e biocompatível"
Imagine um portador de algum tipo de deficiência física que consegue voltar a se locomover depois de ter um chip implantado em seu cérebro. Pode parecer um fato distante ou alguma cena de filme, mas essa realidade não é tão remota para o Prof. Dr. Mario Gazziro, docente ICMC e um dos autores do projeto aprovado pelo programa do Governo Federal. O pesquisador estipula que até 2030 essa tecnologia seja disseminada pelo planeta e torne-se acessível a todos, diminuindo consideravelmente o número de pessoas portadoras de deficiências físicas, como paraplegia ou tetraplegia. 

O Prof. Dr. Dilvan de Abreu Moreira, do Departamento de Ciências de Computação do ICMC, é o coordenador técnico do projeto. Além dele, participam também o Prof. Dr. Carlos Carlos Alberto dos Reis Filho, da Universidade Federal do ABC (UFABC), o Dr. Claudius Feger, do Centro de Pesquisas da IBM de São Paulo, além do americano Stephen Saddow, pesquisador da USF. Saddow, que é uma das referências mundiais na área da biocibernética, visitará o Instituto por três ocasiões, de dois meses cada, ao longo dos três anos em que a pesquisa será desenvolvida. 

Também coordenam o projeto a Profa. Dra. Agma Juci Machado Traina e o Prof. Dr. Sergio Henrique Monari Soares, respectivamente presidente e vice-presidente da Comissão de Pós-Graduação do ICMC. Para completar a equipe, participam também o Prof. Dr. João Navarro Soares Junior, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), o Prof. Dr. Eduardo do Vale Simões, do Departamento de Sistemas de Computação do ICMC e o Prof. Dr. Cleber Renato Mendonça, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC). 

Segundo o professor Gazziro, os dois grandes desafios da área chamada biocibernética são a compatibilidade com o organismo, ou seja, a chance de rejeição que o material utilizado para a fabricação do chip pode ter com o corpo humano, e também o consumo de energia gasta pelo eletrodo presente dentro do chip. Além disso, para este tipo de procedimento, os chips precisam de mais eletrodos do que os já existentes no mercado. Enquanto um implante artificial para retina, que auxilia deficientes visuais a enxergarem novamente, utiliza de 20 a 30 eletrodos, o chip implantado diretamente no cérebro via córtex e tátil motor, necessário para a substituição dos membros do corpo por elementos totalmente cibernéticos, utilizam cerca de 100 eletrodos. Isso gera uma necessidade de energia muito maior do que os componentes já comercializados no mercado.

Stephen Saddow (Foto: Site USF)
Ainda de acordo com Gazziro, a questão da biocompatibilidade já foi solucionada pelo professor Saddow, que participa do projeto como visitante. Nos experimentos anteriores, o material utilizado para a fabricação da matriz de eletrodos que compõem o chip era o silício, que provocava, dentre outros problemas, processos infecciosos quando implantados em cérebros dos ratos usados como cobaias, os quais, embora não danificassem o hospedeiro, causavam um processo de "cicatrização neural" em volta do eletrodo. Por isso, parte deles deixava de funcionar completamente ou perdiam muito de sua funcionalidade poucos meses depois de implantados. Tal procedimento tornava o método biologicamente incompatível. 

Para resolver esse problema,  a equipe de Saddow nos Estados Unidos estudou diversos materiais semicondutores nas últimas décadas, até descobrir que o carbeto de silício (3C-SiC) apresentava as propriedades necessárias para o desenvolvimento de uma inteface cerebral. Após trinta dias de implantação, o 3C-SiC não causou grandes problemas ao tecido neural das cobaias. 


O pontapé da Copa do Mundo

Segundo Gazziro, o trabalho que será desenvolvido complementa as diversas pesquisas na área feitas pelo médico e cientista brasileiro Miguel Nicolelis, que já foi considerado pela revista Scientific American como um dos vinte cientistas mais influentes do mundo. “Nicolelis modelou o funcionamento do cérebro e nós estamos tentando promover uma solução que seria uma interface cibernética avançada, totalmente sem fio e biocompatível”, disse.

Nicolelis espera fazer a primeira demonstração pública do projeto intitulado Walk Again, ou seja, "Andar Novamente", durante a Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil. O cientista espera que, na primeira partida do torneio, os times sejam liderados não pelos capitães, mas por crianças brasileiras paraplégicas que andarão até a bola e darão o primeiro pontapé do evento.


Cronograma

Nesta primeira vinda, Saddow ministrará palestras sobre a sua área de atuação para pós-graduandos do ICMC e do campus da USP São Carlos. Além disso, os pesquisadores envolvidos no projeto visitarão as instalações do Instituto Internacional de Neurociência de Natal (RN) e da UFABC, onde os pesquisadores receberão uma assessoria no projeto da parte analógica do chip, feita pelo professor Reis Filho, uma das autoridades na área de eletrônica analógica.

Gazziro explicou como as atividades do programa serão dividas durante seus três anos de duração. Para fechar a primeira visita de trabalho do professor Saddow, um evento intitulado Workshop on Advanced Cibernetics será realizado no dia 10 de agosto. “Na primeira fase faremos uma apresentação do projeto e dos detalhes das parcerias".  

O pesquisador disse que, ainda na primeira fase, a equipe de cientistas produzirá um chip com o encapsulamento tradicional e, até o fim do projeto, será feito um modelo de chip sem fio. "Faremos o chip tradicional, com fio, só para realizar testes. A segunda fase é produzir a 'bolacha', ou seja, uma parte do conjunto de chips fabricado e, na última fase, queremos fazer um com antena e já acoplado no eletrodo”, explicou.


Exoesqueletos

Outra tecnologia que está próxima de ser utilizada em larga escala é o exoesqueleto, uma espécie de esqueleto artificial usado de forma externa pelo usuário, como se fosse uma roupa. Através do uso de metais resistentes, esses acessórios ampliam em diversas vezes a capacidade física de uma pessoa.

Segundo Gazziro, no Japão essa tecnologia já é utilizada para auxiliar o dia-a-dia de pessoas que não tem deficiência física. "O equipamento pega a informação diretamente das terminações nervosas na pele, não podendo ser utilizada em um paraplégico ou tetraplégico, pois essas informações não ultrapassam a coluna", explicou o pesquisador.

Porém, ainda de acordo com o professor, quando a solução de bio-chip estiver viável, bastará que o leitor dos sinais do chip envie os comandos captados no cérebro para que esses exoesqueletos substituam o papel do membro não-funcional.


Parcerias

Por conta do forte potencial de inovação do estudo, a IBM, multinacional americana da área de informática, demonstrou interesse pelo projeto, pois, segundo Gazziro, se o procedimento obtiver sucesso, será necessário industrializar o processo, gerando eventuais patentes sobre o produto final. “A IBM deu sinais de iniciar uma parceria, pois, se a pesquisa der certo, eles entendem que existe potencial para criação de novos processos de fabricação utilizando carbeto de silício, a fim de atender a gigantesca demanda ocasionada pela criação desses bio-chips", explicou o pesquisador.


Informações
Assessoria de Comunicação
Tel. (16) 3373-9666      
comunica@icmc.usp.br