segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Mais suor e menos glamour: venha conhecer os desafios da jornada das startups

Em um bate-papo na USP, em São Carlos, os empreendedores vão revelar os desafios que enfrentam durante o desenvolvimento de uma startup; a atividade é parte das comemorações dos 45 anos do ICMC


Ser um empreendedor, criar uma startup de sucesso e ganhar muito dinheiro. Esse é o sonho vislumbrado por milhares de jovens que, inspirados por histórias de sucesso, não conhecem os desafios que envolvem a criação de um modelo de negócio repetível e escalável, em um ambiente de extrema incerteza.

Trazer ao público a dimensão real (e algumas vezes sombria) desse cenário é o objetivo do bate-papo Mais suor e menos glamour: os desafios da jornada das startups, que será realizado na próxima quarta-feira, 19 de outubro, às 19h30, no campus da USP em São Carlos. 

A atividade faz parte das comemorações dos 45 anos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e acontecerá no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano. O evento é gratuito, aberto a todos os interessados e não demanda inscrição prévia.

Entre os participantes do bate-papo estão empreendedores que fundaram startups de destaque no mercado e, antes disso, passaram por algumas experiências mal sucedidas ao longo da jornada. Confira, a seguir, o nome e a trajetória de cada um dos participantes.


Danilo Oliveira - Sócio-fundador do SigaLei, solução para busca e acompanhamento da tramitação dos projetos de lei no Congresso Nacional e nas Assembleias Estaduais. O SigaLei utiliza mineração de dados e técnicas de aprendizado de máquina para realizar análises descritivas e preditivas dos cenários políticos. Engenheiro da Computação formado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2012, é especialista em ficar em silêncio nos debates políticos travados nas Redes Sociais. Danilo acredita que o verdadeiro amadurecimento político do brasileiro passa pelo debate saudável e democrático entre as diferentes partes. 



Filipe Grillo - Bacharel e mestre em Ciências da Computação pelo ICMC com especialização em sistemas Web e multimídia interativos. Teve um projeto reconhecido no prêmio nacional de acessibilidade em 2013, organizado pela W3C Brasil e NIC.br. Em sua carreira, já atuou como analista de sistemas e como gerente de projetos de tecnologia no ramo de mobile payment em São Paulo durante 2 anos. É sócio da RunWeb desenvolvimento de sistemas, onde foi diretor de tecnologia durante 5 anos. Na startup Arquivei, é co-fundador e CIO, onde é responsável, no time de engenharia, pelas equipes de qualidade de software e de operações. 



Marcio Galli - Ex-aluno do ICMC e especialista em tecnologias Web, trabalhando com tecnologias para comunicação há mais de duas décadas. Mudou-se para o Vale do Silício em 2000, quando trabalhou como evangelista de tecnologia e em projetos de inovação para empresas como Netscape, Yahoo! e, ao voltar ao Brasil, na MozillaHoje é empreendedor e, atualmente, trabalha para a SlideQuest, uma startup que oferece um canal de comunicação e de cocriação de conteúdo, permitindo a distribuição de apresentações animadas para WebTVs, dispositivos móveis, desktops, além da geração automática de vídeo trailers.



Rafael Libardi - Especialista em segurança digital com projetos nos setores de privacidade de dados e segurança da informação. É formado em Sistemas de Informação e possui mestrado em armazenamento seguro de dados na nuvem pelo ICMC. Seu objetivo de vida é aprimorar a privacidade e a segurança da internet. É membro global da Internet Defense League, Internet Society, IEEE e ACM. É fundador e CEO da Ukkobox, que foi nomeada uma das seis FinTech Startups a se observar pela Visa em 2015; acelerada pela Cyber London; e em 2016 foi premiada pela SC Magazine como melhor startup de cybersegurança da Europa.



Rafael Meireles - Gestor de projetos na Bridge, primeira aceleradora de startups da cidade de São Carlos, e responsável pela Builder, braço da Bridge que tem como foco receber projetos de investidores que buscam diminuir o risco de investimento através de uma equipe preparada para criar e testar modelos de negócio e levar ao mercado empresas com alta capacidade de retorno. É bacharel em design gráfico formado pelo Centro Universitário SENAC em São Paulo, com cursos em Estratégia Empresarial e Gestão de Marketing (Ibmec-SP) e MBA em Gestão Estratégica (USP - Ribeirão Preto). 



Ricardo Agostinho - Empreendedor na área de TI, co-fundador do PISO (Polo Industrial de Software de Ribeirão Preto), co-idealizador do MOVER (Movimento Empreende Ribeirão), co-organizador do Startup Weekend Ribeirão Preto e OpenCoffee Empreendedorismo, colaborador no SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, colaborador no processo de criação do SUPERA International Office, investidor em startups de base tecnológica, co-diretor do Founder Institute capítulo Ribeirão Preto e CEO da aceleradora de startups SEVNA Seed.




Serviço
O que: Mais suor e menos glamour: os desafios da jornada das startups
Quando: 19 de outubro, quarta-feira, às 19h30
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do ICMC (USP São Carlos)
Evento gratuito, sem necessidade de inscrição prévia
Página do evento: www.facebook.com/events/313659439005502/

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br