quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Workshop Web of Science acontece dia 18 de outubro no IQSC


Como encontrar e escolher o melhor entre os melhores artigos para referenciar seu trabalho científico? Como encontrar especialistas destacados na sua área de atuação? Para ajudar a encontrar as respostas para essas perguntas, o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP e as bibliotecas localizadas no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) estão organizando o Workshop Web of Science.

O objetivo da iniciativa é treinar os participantes para desenvolver estratégias de busca em bases de dados internacionais. O workshop será ministrado por Deborah Dias, da Thomson Reuters, no dia 18 de outubro, terça-feira, das 9 às 12 horas, no anfiteatro térreo do IQSC. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível neste link: https://www.doity.com.br/wos-iqsc-2016. Confira, a seguir, o conteúdo que será abordado no evento.

Conteúdo do Workshop

Principal coleção da Web of Science (WoS) - base multidisciplinar que congrega artigos de conceituadas revistas científicas publicadas no mundo, além de trabalhos de eventos. Composta por meio de índices com informações reunidas a partir de milhares de periódicos científicos, livros, séries de livros, relatórios e conferências. Os três primeiros índices de citação contêm, além dos resumos dos documentos (abstracts), as referências citadas pelos autores dos artigos. É possível usar essas referências para fazer pesquisas de referências citadas. Esse tipo de pesquisa permite encontrar artigos que citam um trabalho publicado anteriormente. A coleção principal da Web of Science cobre mais de 12 mil periódicos de alto impacto em todo o mundo.

Journal Citation Reports (JCR) - reúne informações sobre o fator de impacto e ranking das revistas em todas as áreas de conhecimento, de grande utilidade para seleção de periódicos para publicação.

EndNote Web - ferramenta de gestão e organização de referências e citações que facilita a redação de textos.

Texto: Sandra Zambon (Comunicação IQSC) e Denise Casatti (Comunicação ICMC)
Foto: Nilton Junior/ArtyPhotos

Mais informações
IQSC: bibiqsc@iqsc.usp.br ou (16) 3373-9936
ICMC - biblio@icmc.usp.br ou (16) 3373-9634