quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Pesquisadores do ICMC são premiados em eventos científicos da área de computação

Os professores do ICMC André Carvalho e Thiago Pardo

Três artigos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, foram premiados em dois eventos científicos nacionais de computação: o Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC) e o Simpósio Brasileiro em Tecnologia da Informação e da Linguagem Humana (STIL). Dois professores do Instituto, um aluno e uma ex-aluna receberam a premiação.

O professor Thiago Pardo, do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC), é um dos autores do segundo melhor artigo do STIL (On Strategies of Human Multi-Document Summarization) e também do terceiro melhor artigo do evento (Joint semantic discourse models for automatic multi-document summarization), que também tem como autora a ex-aluna de Doutorado do ICMC Paula Cardoso. 

Já o professor André de Carvalho, do Núcleo de Apoio à Pesquisa de Aprendizado de Máquina em Análise de Dados (NAP-AMDA), é um dos autores do artigo Tratando dados desbalanceados em classificação hierárquica, que recebeu menção honrosa no ENIAC. O artigo tem como primeiro autor o aluno do ICMC Victor Barella.

Sobre os eventos - Os eventos aconteceram entre os dias 4 e 7 de novembro e foram realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que também sediou simultaneamente o 4º Congresso Brasileiro de Sistemas Inteligentes (BRACIS) 2015. O ENIAC é um fórum nacional para os investigadores, profissionais, educadores e estudantes para apresentar e discutir inovações, tendências, experiências, desenvolvimentos e trabalhos em curso nos domínios da inteligência artificial e computacional. Já o STIL é uma conferência multidisciplinar que reúne participantes da academia e da indústria, os quais atuam em um amplo espectro de disciplinas relacionadas à tecnologia da linguagem humana, como linguística, ciência de computação, psicolinguística, ciência da informação, entre outros. 


Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373-9666