terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Coral da USP São Carlos canta sucessos e emociona público durante apresentação

Depois de apenas dois meses de ensaios, funcionários, professores, alunos e participantes da comunidade são-carlense surpreenderam maestro



São rostos apreensivos e ansiosos que tomam o palco: é a primeira vez que eles vão soltar a voz em um auditório com mais de uma centena de pessoas. “Emoção é a palavra que traduz tudo o que passamos ali no palco”, revela Glaucia Cristianini, bibliotecária do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e integrante do Coral da USP São Carlos. O grupo fez sua primeira apresentação depois de pouco mais de dois meses de ensaios, cantando sucessos natalinos, da bossa nova e da ópera.

Foram quatro clássicos da música escolhidos para a apresentação que ocorreu na última quinta-feira, 10 de dezembro, em um evento gratuito realizado no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do ICMC: Dindi de Tom Jobim; Va Pensiero interpretada por Giuseppe Verdi; Amazing Grace de John Newton e White Christmas de Irving Berlin.

Apesar do pouco tempo de ensaios, o maestro Sergio de Oliveira se surpreendeu com os resultados, ainda mais com o repertório escolhido para a apresentação que, segundo ele, não é fácil. “Eu sempre busco deixá-los à vontade e passar confiança, dizendo que devem fazer isso com alegria. Com certeza, a proximidade que existe entre eles também os incentiva”, diz o maestro. 

Outra bibliotecária do ICMC que faz parte do grupo é Juliana Moraes. Para ela, depois do resultado da apresentação, foi possível concluir que tudo valeu a pena: “Além de aprendermos a parte técnica do canto, nós conseguimos nos divertir. As aulas servem até como terapia”, conta Juliana, que ficou emocionada ao ver o auditório cheio. Assim como Glaucia, que não vê a hora das aulas de canto recomeçarem, Juliana também pretende continuar no coral no próximo ano.

Promovida pela Comissão de Ação e Integração Social do ICMC (CAIS), a iniciativa conta com a participação de quase cem pessoas entre funcionários, professores, alunos e participantes da comunidade são-carlense. O professor Roberto Onody, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), é um dos membros do Coral: “O mérito é da Comissão do ICMC que trouxe um segmento cultural que não existia aqui no nosso campus”, conta o docente, que sempre gostou de cantar. “Agora acho que estou mais afinado do que antes”, completa.

"Estou mais afinado do que antes", diz Roberto Onody

As inscrições para o Coral foram abertas em setembro e cerca de 150 pessoas manifestaram interesse em participar. Houve um processo de seleção dos participantes, realizado por meio de uma análise e classificação vocal feita pelo maestro do coral, mas apenas os que não atingiram o mínimo de percepção auditiva não foram aprovados.

As aulas tiveram início dia 1º de outubro e foram realizadas semanalmente no mesmo auditório da apresentação. “Um dos pontos mais marcantes das aulas foi a coragem dos integrantes em encontrar e desafiar seu potencial vocal, além do companheirismo que favoreceu o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um”, revela Anderson Alexandre, presidente da CAIS. Para 2016, as expectativas são as melhores: “Já temos novos interessados em ingressar no grupo e, com a competência de cada um, com certeza faremos mais apresentações surpreendentes”. A iniciativa conta com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC e do Grupo Coordenador de Cultura e Extensão Universitária do campus da USP em São Carlos.




Assista ao vídeo com a apresentação do Coral: https://youtu.be/YKfj6SFxRa8


Texto: Henrique Fontes – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC: (16) 3373.9146
E-mail: ccex@icmc.usp.br