terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Resolução de cubo mágico com os pés: recordista sul-americano ministra palestra no ICMC

Por: Assessoria de Comunicação NAP-SoL

O recordista sul-americano na resolução de cubo mágico através dos pés, Rafael Cinoto, ministrará a palestra Cubo Mágico: Desafios e Soluções no próximo segunda-feira, dia 10, às 8h30, no auditório Professor Fernão Stella de Rodrigues Germano do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos. O evento é organizado pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL).

A palestra irá mostrar o histórico do cubo mágico nacional e internacional, seus desafios, as principais atividades desenvolvidas e sua aplicação no ensino de matemática. Será apresentado um pouco do histórico do cubo mágico no Brasil e no mundo e quais os desafios propostos, incluindo quebra-cabeças similares. Além disso, serão mostradas algumas ideias de soluções e softwares de apoio, assim como as principais atividades da comunidade envolvida com o cubo mágico. Será discutido sobre campeonatos, sites, fóruns, oficinas e aplicação do cubo mágico no ensino da matemática.

Sobre o palestrante

foto: site do palestrante
Rafael Cinoto é professor de Matemática e representante oficial da Associação Mundial de Cubo Mágico (WCA) no Brasil. É graduado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), faz licenciatura em Matemática no Instituto de Matemática e Estatística (IME-USP) e pratica cubo mágico há mais de sete anos.

É recordista sul-americano na resolução de cubo mágico com os pés e se dedica ao ensinamento da resolução de cubo mágico através de seu site e em oficinas. Auxiliou na organização de mais de 20 campeonatos oficiais pelo Brasil e também promove atividades em escolas do ensino fundamental.

Mais informações: