quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Gabinete do Desenho expõe obra de docente do ICMC

Por: Davi Marques Pastrelo


Foi inaugurado no último sábado, 1º de dezembro, na capital paulista, o Gabinete do Desenho, a a mais nova instituição cultural a integrar o Museu da Cidade de São Paulo. Trata-se de um projeto da Secretaria Municipal de Cultura que visa a criação de um espaço voltado para atividades educacionais e para exibição da coleção de Arte da Cidade, em especial das obras que têm como linguagem o desenho. 

O espaço, voltado à exibição de recortes da Coleção de Arte da Cidade, receberá mostras temporárias e de longa duração, além de atividades educacionais relacionadas à sua programação. É o caso da exposição desenho esquema esboço bosquejo projeto debuxo que pretende apresentar o desenho além do território conhecido das artes visuais, como fim em si mesmo ou como processo de criação de outras expressões, contemplando suas diversas naturezas e finalidades. 

Prof. Ton Marar
Uma das obras dessa mostra é a Demonstração de um Teorema, de autoria do Prof. Dr. Ton Marar, docente do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos. Representando o campo da matemática, a obra está posicionada logo na entrada da exposição. "Assim como na música, a precisão da notação matemática é central para o seu desenvolvimento e uso. O desenho adiciona outros sentidos na comunicação das ideias, podendo inclusive, como nas artes, criar diferentes estados de consciência", definiu Marar, que é livre-docente na USP e atua na área de topologia das singularidades de aplicações.

Na mostra, a obra de Marar divide espaço com trabalho de artistas como Adrianne Gallinari, Angelo Venosa, Arnaldo Antunes, Carla Caffé, Daniel Senise, Edith Derdyk, Fábio Moon, Gabriel Bá, Glauber Rocha, Irmãos Campana, Lívio Tragtenber e Vera Hamburger.

O Gabinete do Desenho foi instalado na antiga Chácara Lane, um imóvel de valor histórico tombado em 2004, que foi recém-restaurado e está localizado no centro de São Paulo. A chácara foi construída entre 1890 e 1906, representa a arquitetura residencial na virada do século e já foi sede do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo.

Serviço:
  • Exposição: "desenho esquema esboço bosquejo projeto debuxo"
  • Curadoria: Agnaldo Farias
  • Local: Gabinete do Desenho
  • Endereço: Rua da Consolação, 1.024 - CEP 01302­000 - São Paulo - SP
  • Telefone: (11) 3129-3574
  • Horários de visitação: de terça a domingo, das 9 às 18 horas
  • Entrada gratuita e livre para todos os públicos. Não possui estacionamento. 

Mais informações: