segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

ICMC realiza reunião final de programa que integra universidades

Texto/foto: Fernanda Vilela


O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, realizou na última  segunda-feira (10) a reunião final do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD), que envolveu e integrou durante quatro anos docentes e alunos do ICMC, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

A Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa, docente do Departamento de Sistemas de Computação do ICMC, explicou que a temática do projeto que envolve as três instituições referiu-se a testes de software, com perspectivas em linha de produtos e componentes envolvendo provas para linguagens procedimentais. Além disso, o projeto explorou a relação academia-indústria na realização de pesquisas conjuntas, estudos de casos, projetos-piloto e transferência tecnológica baseada em experimentação. A perspectiva de treinamento e de capacitação de pessoal em técnicas avançadas também foi enfatizada.

O Prof. Dr. José Carlos Maldonado abriu o evento, ressaltando a importância do fortalecimento das redes de colaboração entre centros de ensino e pesquisa. “Nós conseguimos muito mais trabalhando juntos”, afirmou. A pesquisadora da UEM, Profa. Dra. Itana Gimenes, afirmou que o programa foi produtivo, pois gerou a interação entre pesquisadores e estudantes instituições distintas. “Foram quatro anos que tivemos a oportunidade de vivenciar coisas muito interessantes”, apontou. Já o docente da PUC-RS, Prof. Dr. Flávio Oliveira, falou sobre o envolvimento do projeto com as empresas. “Tivemos boas experiências neste sentido e acho que foi muito produtiva essa nova interação”.

O projeto proporcionou que quinze alunos do ICMC e outros nove alunos da UEM fizessem mestrado e doutorado na área de Engenharia de Software Experimental. Além do intercâmbio entre as três instituições, os alunos tiveram a oportunidade de submeter trabalhos a congressos, além de ter contato com pesquisadores e visitantes estrangeiros.

Sobre o PROCAD  - O PROCAD tem como objetivo principal promover a formação de recursos humanos de alto nível nas diversas áreas do conhecimento, através de projetos conjuntos de pesquisa de média duração. O programa visa intensificar o intercâmbio científico no país, por intermédio do envolvimento de equipes acadêmicas de diversas instituições de ensino superior e de pesquisa brasileiras, criando condições para a elevação geral da qualidade do ensino superior e da pós-graduação. O programa é desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e os projetos são apoiados por meio do financiamento de missões de estudo, missões de docência e pesquisa e estágio pós-doutoral. 

Mais informações: