quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

INCT-SEC conta com novo bolsista que busca padronizar estações de solo do Tiriba

Por: Assessoria de Comunicação INCT-SEC


Aluno do terceiro ano do curso de Informática do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos, Ricardo Fuzeto é um dos novos bolsistas de Iniciação Científica (IC) do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC).

O tema de pesquisa é reengenharia baseada em Linhas de Produtos de Software (LPS) do módulo de estação de solo do Veículo Aéreo Não Tripulado - VANT Tiriba. A aeronave é controlada por uma estação de solo, que analisa os dados e define os procedimentos a serem seguidos. O trabalho pretende refazer o sistema dessas estações, facilitando sua manutenção e a aplicação de conceitos de Engenharia de Sistemas para LPS, o que permitirá criar um modelo capaz de reproduzir o sistema já existente e outros que compartilhem das mesmas funcionalidades básicas.

LPS é uma técnica da área de Engenharia de Software que tem o objetivo de facilitar a produção em massa de um produto, ao manter suas características, agilizar o desenvolvimento de novos itens e sua introdução no mercado, bem como diminuir custos e otimizar sua certificação.

De acordo com Fuzeto, "achei reengenharia de sistemas muito interessante e acredito que a minha IC me dará um diferencial quanto à experiência nessa área, tendo em vista que conta com poucos especialistas atualmente. Além disso, o INCT-SEC me ofereceu a oportunidade que buscava, por contar com projetos que necessitam desse tipo de conhecimento e trabalho".

A orientadora da pesquisa é a Profa. Dra. Rosana Teresinha Vaccare Braga, do ICMC, que possui mestrado e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (1998 e 2003, respectivamente). De agosto de 2011 a julho de 2012 realizou pesquisa de pós-doutorado na Lancaster University em colaboração com o Prof. Jaejoon Lee e com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software.

Mais informações:
E-mail: imprensa@inct-sec.org