quarta-feira, 22 de maio de 2019

Automação residencial com Arduino: participe de oficina gratuita no ICMC

Iniciativa acontecerá na sexta-feira, 31 de maio, e as inscrições podem ser realizadas até dia 29

Para participar da iniciativa, é necessário trazer um celular com sistema operacional Android, equipado com bluetooth 

Cansado de levantar da cama pra acender ou desligar a luz da casa? Venha saber como utilizar uma interface comum e sem fio para enviar dados, dispensando o uso do computador ou qualquer outro dispositivo por cabo. Essa é a proposta da oficina gratuita Automação Residencial na prática: utilizando Arduino, bluetooth e celular para controlar sua casa, que será oferecida pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, na sexta-feira, 31 de maio, das 15 às 19 horas

Serão ensinados conceitos básicos em automação residencial utilizando a ferramenta Arduino, plataforma para controlar circuitos eletrônicos gerais, como luzes LED, controladores de fluxo de água, entre outros dispositivos físicos de forma descomplicada. Há 20 vagas disponíveis e as inscrições devem ser realizadas até quarta-feira, 29 de maio, ou enquanto houver vagas por meio deste link: icmc.usp.br/e/8aabd. As atividades acontecerão na sala 1-004, no bloco 1 do ICMC.

Para participar da iniciativa e realizar os exercícios que serão propostos, é necessário apenas trazer um celular com sistema operacional Android, equipado com bluetooth. Também é recomendável que o participante traga o cabo USB do aparelho e tenha conhecimento básico da linguagem de programação C.



A oficina é coordenada pelo professor Eduardo Simões, do ICMC, e será ministrada pelo estudante Guilherme Bileki. Ambos fazem parte do projeto Principia – Robôs na Escola, que desenvolve métodos e ferramentas novas para o ensino de robótica para crianças a partir de dez anos de idade, com foco, principalmente, em escolas públicas municipais e estaduais. O objetivo é aproximar os jovens da tecnologia, sempre visando o aprimoramento didático e a capacidade de replicação do conhecimento.

Texto: Marília Calábria - Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Crédito da Imagem: VectorStock

Mais informações
Programa do curso: icmc.usp.br/e/0e1e9
Link para inscrições: icmc.usp.br/e/8aabd
Página do Principia no Facebook: https://www.facebook.com/RobosNaEscola
Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC: (16) 3373.9146
E-mail: ccex@icmc.usp.br