quinta-feira, 30 de maio de 2019

Um jovem de 20 anos chamado Bacharelado em Sistemas de Informação

Apresentação do Coral da USP São Carlos encerrou as comemorações na tarde de sábado

Já são 460 alunos formados, 17 turmas e uma mudança de nome. Mas são incontáveis as histórias dos alunos e professores que ajudaram a construir a trajetória do jovem curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI), oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. 

Na tarde do último sábado, dia 25 de maio, um evento marcou a comemoração dos 20 anos de criação do curso que, até 2013, chamava-se Bacharelado em Informática (BachInfo). A iniciativa marcou o reencontro de diversos ex-alunos, muitos dos quais trouxeram suas famílias para conhecer o ambiente que lhes acolheu durante a graduação. 

No auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, a voz das crianças se misturava à voz do professor aposentado Paulo Masiero, que relatou todo o processo que levou ao nascimento do curso, em 1999. Foi nesse tempo que a professora Ellen Francine começou a ministrar suas primeiras aulas no ICMC. Não é à toa que a linha do tempo de sua jornada acadêmica se confunde com a linha do tempo do BachInfo e do BSI. 

Masiero foi um dos homenageados no evento, à esquerda está a professora Ellen e, à direita, a professora Sarita Bruschi

"Todos se deram bem na carreira e saíram daqui bem formados", disse o ex-aluno Fabiano Cutigi Ferrari, que se formou em 2001 e, depois de concluir o doutorado no ICMC em 2010, tornou-se, no ano seguinte, professor no departamento de computação da Universidade Federal de São Carlos.

"Celebrar os 20 anos do BSI significa comemorar o ICMC que nós temos hoje, que é completamente diferente do que existia antes desse curso ser criado", destacou a professora Solange Rezende. Além de diversos depoimentos, o evento também foi marcado por homenagens a ex-alunos, professores e funcionários. No encerramento da cerimônia, o público se emocionou com a apresentação do Coral da USP São Carlos, que soltou a voz em meio às árvores e orquídeas do jardim interno do Instituto.


Texto e fotos: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação do ICMC


Mais informações
Saiba mais sobre o BSI: icmc.usp.br/e/5066d
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br