terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Trabalho do ICMC recebe menção honrosa em evento de iniciação científica da USP

SIICUSP recebe anualmente cerca de 5 mil trabalhos realizados por alunos de instituições de ensino nacionais e internacionais

Elisa Marcatto e seu orientador, Julio Cezar Estrella

A aluna Elisa Jorge Marcatto, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, recebeu menção honrosa pela sua pesquisa durante o 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica (SIICUSP), realizado em São Paulo. Seu projeto intitulado Mecanismos de auditoria aplicados no armazenamento de arquivos multi-nuvem, orientado pelo professor Julio Cezar Estrella, esteve entre os 10 selecionados na fase prévia do Simpósio, que foi realizada no ICMC.

No trabalho de Elisa foi proposto um mecanismo de auditoria pública para que o usuário de uma ferramenta de armazenamento em nuvem tenha mais segurança e privacidade dos seus dados. Uma das formas de ter essa garantia é através da inspeção e monitoramento das atividades do usuário para que, caso ocorra qualquer violação, ele seja avisado. 

Seu projeto, que foi desenvolvido no Laboratório de Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente (LaSDPC) do ICMC, tem ainda como colaborador o egresso Rafael Libardi, que defendeu sua dissertação de mestrado em novembro, também sob orientação de Estrella. 

Motivação - “O interesse em fazer iniciação científica surgiu ao pensar na possibilidade de estudar algo que não teria oportunidade durante a graduação, o que me levou a procurar as áreas de pesquisa desenvolvidas no ICMC. A que mais me interessou foi a de Sistemas Distribuídos e de Programação Concorrente”, conta a estudante de Engenharia de Computação, curso oferecido pelo ICMC em parceria com a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

Com o reconhecimento obtido no SIICUSP 2015, a estudante poderá continuar divulgando sua pesquisa. Ela irá participar da Jornada Nacional de Iniciação Científica, promovida pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerá em julho na Universidade Federal do Sul da Bahia. Elisa também irá se candidatar para participar do Undergraduate Research Symposium da Rutgers University, que acontecerá nos Estados Unidos em abril.

“Ter participado do trabalho contribuiu não só para que eu adquirisse um conhecimento que não teria no curso, mas também permitiu que eu participasse de eventos para a divulgação do trabalho, proporcionando o contato com outros estudantes e professores, ” revela a aluna que pretende realizar outra iniciação científica ainda neste ano.

Sobre o SIICUSP - O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por alunos de graduação da USP e de outras instituições nacionais e internacionais. A edição de 2015 foi realizada no dia 26 de outubro.

Texto: Henrique Fontes - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC
Tel. (16) 3373-9666