segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Curso pré-vestibular gratuito no ICMC está com inscrições abertas

Projeto Aprender conta com aulas de todas as disciplinas do ensino médio, que são ministradas por professores voluntários 


“Aprendi coisas que nem sabia que existiam”, afirma Lorrany Francisco, estudante recém-aprovada para a segunda fase da Fuvest e que participou das aulas do Projeto Aprender, curso preparatório para o vestibular oferecido gratuitamente no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Os estudantes do ensino médio que desejarem participar do cursinho em 2016 podem se inscrever até o dia 19 de janeiro. As aulas terão início em 15 de fevereiro e acontecerão de segunda à sexta-feira, das 19h às 22h, com atividades extras aos sábados. 

Lorrany ficou sabendo do Projeto através da coordenadora de sua escola. A estudante, que antes queria cursar engenharia aeronáutica, mudou sua escolha após começar a assistir as aulas no ICMC. “Nunca havia tido contato com biologia e passei a gostar, foi então que resolvi prestar farmácia”, explica a vestibulanda, que ainda elogiou a relação com os professores do projeto: “Eles foram muito atenciosos, criou-se uma amizade e consegui evoluir em todas as disciplinas. Acho que não teria ido para a segunda fase se não tivesse feito o curso”. 

Como as vagas são limitadas, haverá um processo para selecionar os candidatos, que devem se inscrever previamente pelo endereço www.icmc.usp.br/e/36c07. Uma avaliação escrita de conteúdos básicos de português e matemática acontecerá na sexta-feira, 22 de janeiro, às 14 horas nas salas de aula do bloco ICMC-4, no campus da USP em São Carlos. É preciso apresentar o RG para poder realizar a prova. 

Os aprovados na avaliação serão chamados para participar da segunda etapa de seleção, que ocorrerá nos dias 25 e 26 de janeiro, às 18h30, quando os estudantes serão entrevistados pela equipe que coordena o projeto. Nessa etapa, é necessário trazer uma cópia do boletim escolar do ensino médio. 

Voluntários a serviço da educação - Idealizado e coordenado pelo Rotaract, um grupo formado por jovens entre 18 e 30 anos que presta serviços voluntários à comunidade, o Projeto Aprender conta com a participação de estudantes da USP e da UFSCar e tem o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC. “Sempre quis ser professora e quero ajudar os estudantes a passarem em universidades públicas. Tento tornar as aulas mais atrativas, usando exemplos do dia a dia deles e fazendo com que participem bastante”, conta Isabella Horta, mestranda de Engenharia Ambiental da USP que ministra aulas de geografia no Projeto. 

“Foi uma experiência nova porque focamos em nossas dificuldades e naquilo que gostaríamos de nos formar. Eu tinha dificuldades com redação e, durante as aulas do projeto, isso foi melhorando e refletiu no meu aprendizado na escola”, revela Karina Padilha, mais uma estudante que participou do Projeto Aprender. 

Um dos coordenadores do projeto e aluno do curso de Ciências de Computação do ICMC, Lemuel Roberto, fala sobre a motivação em oferecer o curso a esses estudantes: “A gente sempre fala que a educação é a solução para o país mas não vemos muitas coisas acontecendo. Quando nós colocamos a mão na massa e recebemos esses resultados é muito gratificante”. 

Texto: Henrique Fontes - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações :
Inscrições para o processo seletivo: www.icmc.usp.br/e/36c07